O técnico de informática Halisson Torrecillas criou um perfil no Instagram para Obi-Wan, um labrador, de 11 meses: "Nosso objetivo é fazer com que ele seja feliz e saudável no apartamento"
O técnico de informática Halisson Torrecillas criou um perfil no Instagram para Obi-Wan, um labrador, de 11 meses: "Nosso objetivo é fazer com que ele seja feliz e saudável no apartamento" | Foto: Reprodução



Eles são fofos, nos fazem companhia e alegram nossa vida. Mas nem todo mundo pensa assim. Um dos pontos que mais causam divergência nos condomínios é a presença dos animais. Enquanto muitos vizinhos se aproximam justamente por causa de cães, gatos e afins, outros acabam discutindo por causa do cheiro, do barulho, dos dejetos, do trânsito nas áreas comuns, uso do elevador, entre outros.

Manter um pet no apartamento é possível, e permitido por lei, mas é preciso cuidado para não incomodar os vizinhos e ao mesmo tempo proporcionar ao animal uma vida saudável e feliz. E se engana quem pensa que tamanho é documento. Com as técnicas certas dá para conviver com animais de grande porte em espaços pequenos.

Quando pensaram em ter um cão, o técnico de informática Halisson Thales Torrecillas e sua esposa, a médica Daniela Queiróz Alexandrino, não pensavam exatamente em um labrador. "Mas ele fez seu próprio marketing. Quando o vimos no pet shop, compramos. Só aí nos demos conta de que ele iria crescer bastante", conta ele, se referindo à Obi-Wan, de 11 meses.

No início o cachorro roía as coisas e o casal resolveu treiná-lo por conta própria. Funcionou por um tempo, mas com a troca dos dentes, o problema recomeçou. Foi então que resolveram contratar um adestrador.

"Nosso objetivo é fazer com que ele seja feliz e saudável no apartamento. Ele aprendeu a esperar na sua cama quando fazemos a limpeza e a aguardar a chegada das visitas de forma tranquila. A parte mais difícil foi sobre o tamanho dele, já que ele é agitado. Ele precisa de duas horas de passeio diariamente, divididas em dois períodos. Optamos por uma creche, que ele frequenta três vezes na semana. Hoje, com o treinamento e o daycare ele se satisfaz com um passeio menor", explica Torrecillas.

Muitos dos momentos de brincadeira do pet estão registrados no seu instagram @obiwantheyellowlab, como brincando com água ou cavoucando o chão, comportamentos inatos dos labradores e que não são possíveis em apartamento. Antes de ir para casa, se necessário, ele toma banho.

Outra atitude para garantir o bem-estar do animal foi o enriquecimento ambiental. O alimento é servido dentro de brinquedos, que exercitam corpo e mente, e petiscos são escondidos em caixas de brinquedos. "Escondemos alguns brinquedos pela casa também. Apesar de ser um labrador, ele aprendeu a ficar mais tranquilo. Até pensamos em ter outro cão para fazer companhia para ele, mas por enquanto ele continuará indo para a creche."

Vizinhos
O tutor conta que não tem problemas com os vizinhos de corredor, já que Obi-Wan não é barulhento. Na hora de descer para os passeios, o condomínio não exige que o animal seja carregado no colo, o que seria inviável com um cão de grande porte. Também não há restrições para uso do elevador.

"Não temos elevador de serviço aqui, então desço pelo social mesmo. Só não podemos andar com ele próximo à piscina, por normas de higiene. Mas ele é educado, mesmo que esteja apertado não faz xixi na grama, se dirige para o portão e só faz lá fora. Só tive reclamação uma vez, que estávamos perto da área infantil e as crianças foram fazer carinho nele, um vizinho se aborreceu. Penso que o tamanho do apartamento não restringe o tamanho do cão e sim o comportamento do tutor, que deve pensar nas necessidades do animal. Mas as pessoas costumam comentar mais sobre o tamanho dele em um apartamento do que sobre o fato dele ser muito educado", afirma.