Se a decoração com flores precisa conversar com outros elementos da festa, o buquê precisa ter a mesma linguagem da noiva. Engana-se quem menospreza a peça, há vários formatos, mesclas, texturas e cores que, nas mãos de um arquiteto floral, pode ressaltar ainda mais a personalidade de quem a carrega até o altar.

"Eu peço que venham até o estúdio. É interessante saber como vai ser a festa, o horário, o modelo do vestido... Tudo influencia", conta Gabriella Martins, proprietária da Magnólia Arquitetura Floral. Segundo ela, a peça não precisa estar de acordo com a decoração, mas sim de acordo com o perfil da noiva, por isso, o contato é importante.

Imagem ilustrativa da imagem O buquê ideal
| Foto: Yellow Estúdio/ Divulgação



Nessa primeira visita, é feita a escolha do modelo com base nas cores, texturas e possibilidades de flores para a época em que o casamento será realizado. "Trabalho com flores da estação e tento alinhá-las com o buquê. Alguns têm mais de 10 mesclas, desde capim até uma flor liofilizada. Assim, vamos chegando à característica ideal, acontece uma conexão com a noiva", afirma.

O trabalho não é simples, Martins explica que consegue fazer apenas dois buquês de noiva por dia. "É diferente de um buquê comum. A limpeza, aramagem, seleção de flores, é outra triagem dentro da escolha, diferente daquele para presente, o processo é bem mais demorado", explica.

Imagem ilustrativa da imagem O buquê ideal
| Foto: Tiago Gouvea/ Divulgação



Com memória
A tendência é de que os buquês sejam cada vez mais personalizados e tenham ligação de afeto e memória com a história da noiva. "Uma noiva diz que a mãe gosta de flor-de-maracujá, a gente tenta colocar. Já fiz um casamento que a gente colocou um ramo de café no meio. A tendência é contar uma história, ser uma peça-chave, única e exclusiva para aquele momento", explica.

Imagem ilustrativa da imagem O buquê ideal
| Foto: Ainho Alves/ Divulgação



Por ter essa característica, não precisa combinar com o restante da festa. "Nem na mesma cor. É mais como um acessório da noiva do que da festa. A decoração é para agradar a todos, o buquê é mais pessoal", ensina.

Dessa forma, a regra é não ter regra, embora, como todo artista, haja conceito e técnica aplicados naquela obra. "É como se fosse uma pintura, eu separo um monte de flores, se eu tenho um delimitador que não pode fazer isso ou aquilo, atrapalha a criação", afirma.

Imagem ilustrativa da imagem O buquê ideal
| Foto: Du Bau



Mesmo assim, a artista considera alguns pontos como horário e ambiente da festa como diretrizes, não como uma norma a ser seguida. "Já fiz buquê com girassol e fica lindo", cita. As flores apontadas como mais procuradas para este tipo de trabalho são as orquídeas, copo-de-leite, rosas inglesas e folhagens.

LEIA TAMBÉM
- Muitas primaveras de amor pela Primavera
- A cidade que é um jardim