Todo reformado, este apartamento em um prédio de 36 anos, na Rua Paranaguá, atendeu aos desejos dos moradores que buscavam conforto e facilidade de deslocamento ao trabalho
Todo reformado, este apartamento em um prédio de 36 anos, na Rua Paranaguá, atendeu aos desejos dos moradores que buscavam conforto e facilidade de deslocamento ao trabalho | Foto: Fotos: Saulo Ohara



Na hora de escolher um apartamento diversos fatores contam: área útil, localização, segurança, área de lazer, proximidade do local de trabalho e o custo-benefício. Depois de tudo analisado e pesado, muitas pessoas optam por comprar um apartamento mais antigo e fazer uma reforma, mas para evitar dor de cabeça é necessário tomar alguns cuidados.

"É preciso avaliar a situação do imóvel e também da edificação: a estrutura, a parte elétrica e a parte dos bombeiros. Em relação ao apartamento, ainda hoje há imóveis antigos que não têm o 'habite-se'. Avaliar as condições da laje, se há infiltração e como está a fiação elétrica do apartamento são outros itens importantes. Arquitetos, engenheiros e outros profissionais qualificados podem fazer essa orientação antes da compra", destaca a arquiteta Silvana Toniolo.

De acordo com ela, ao adquirir um imóvel antigo uma das vantagens é justamente o espaço mais amplo, além de mais iluminação e ventilação, já que a maioria possui grandes janelas. "A localização central também atrai os clientes. Outra vantagem são as lajes, que têm uma densidade diferente das de hoje e podem ter melhor acústica, evitando o ruído entre os apartamentos", pontua a especialista.

Imagem ilustrativa da imagem No centro, com muito conforto



Quem busca grandes áreas de lazer pode se decepcionar com um imóvel mais velho, já que esta passou a ser uma preocupação dos condomínios mais novos. Outro ponto que pode ser uma desvantagem, segundo Toniolo, são as partes elétrica e hidráulica. "As exigências antigamente eram outras. Muitos têm uma tubulação mais estreita, o que dificulta na hora de passar novos fios. O ar-condicionado também exige fiação nova e nem todos têm a laje técnica para a instalação da unidade condensadora. Na parte do edifício também pode haver necessidade de adaptação para acessibilidade, pois mudaram as normas para rampas, por exemplo."

Se depois de bem avaliado a decisão for pela reforma, Toniolo lembra que o proprietário deve estar ciente dos custos e do trabalho que ela exige, tanto por problemas que podem surgir no decorrer do processo quanto pelas modificações no projeto. A contratação de um profissional especializado será necessária tanto para a emissão do Registro de Responsabilidade Técnica ou da Anotação de Responsabilidade Técnica quanto para o levantamento dos custos e execução do projeto.

Dependendo do estado de conservação do imóvel e o gosto dos proprietários, é possível aproveitar alguns materiais e baratear o processo. "Louças sanitárias como bacia, cuba e o tanque da área de serviço podem estar com o revestimento comprometido e por isso acumular sujeira, necessitando serem trocados. Já pisos de madeira ou taco, elementos vazados também chamados de cobogó, luminárias, lustres e maçanetas em bronze ou outros materiais nobres, desde que em boas condições, podem ser preservados e reutilizados", diz ela.

Outra orientação muito importante da arquiteta é fazer a impermeabilização das áreas molhadas como cozinha, área de serviço e banheiros, inclusive na parede do box, antes de aplicar o revestimento. Com o tempo a água pode se infiltrar pelo rejunte e causar problemas nos imóveis vizinhos.