#Cardi B e o ‘coronavairus’

Um vídeo da cantora pop Cardi B foi um dos temas mais comentados da internet na última semana. A cantora tem demonstrado seu pavor com a pandemia de coronavírus em diversos vídeos de alerta nas redes sociais. Em uma gravação específica, Cardi B grita o nome do vírus repetidamente em inglês que se pronuncia “coronavairus” e o trecho se tornou meme. Os internautas compartilharam cortes do vídeo em repetição. Usuários do Twitter assumiram o quanto não conseguem ouvir a palavra "coronavírus" sem lembrar ou imitar a cantora. Outros dizem que o grito é lembrado sempre que um ato anti-higiênico é cometido, servindo de alerta constante para a prevenção. O vídeo em questão, ainda, foi editado e transformado em uma faixa remix, também replicado em massa nas redes sociais.

Imagem ilustrativa da imagem m@is - #Cardi B e o ‘coronavairus’
| Foto: Roberto Custódio

#Sou jornalista

A crise governamental e a pandemia do coronavírus refletiram a importância da imprensa nas redes sociais na quarta-feira (18). A procedência das informações a respeito do governo e seus membros foi questionada por uma série de jornalistas no Twitter, que confrontaram o compartilhamento de 'fake news' nas redes. As medidas oficiais de segurança ao coronavírus também foram motivo para ressaltar a importância do jornalismo. Diversos tweets destacaram o caráter fundamental da profissão como pilar da democracia. Outras publicações foram feitas por pessoas com pretensão em iniciar a carreira jornalística. Estas cobraram respeito aos profissionais da informação, valorização dos cursos universitários e da imprensa como um todo. Ainda, pessoas que acompanham o jornalismo participaram da trend para defender as condições necessárias para o exercício do jornalismo com qualidade.

#Desafio Coronavírus

Man pushups from the floor with the boy on his back. This is image cheerful father of  with his little cute son spend time together, are watching tv. Concept Fatherhood child-rearing. Cartoon vector.
Man pushups from the floor with the boy on his back. This is image cheerful father of with his little cute son spend time together, are watching tv. Concept Fatherhood child-rearing. Cartoon vector. | Foto: Agências

A adesão dos brasileiros ao movimento mundial de quarentena foi um dos assuntos mais comentados da semana a partir da segunda-feira (16). Com a necessidade de isolamento para conter a infecção do novo coronavírus, os internautas têm buscado alternativas para o que fazer enquanto estiverem na quarentena em suas casas. A procura por ocupação do tempo popularizou como desafio nas redes sociais. Além de publicações marcadas com o dia de quarentena, o Twitter foi tomado por sugestões de brincadeiras, atividades e passatempos diversos. Cada internauta postou imagens ou vídeos de seus afazeres que variaram entre simples desenhos, buscar músicas da infância ou passo-a-passos de como fazer exercícios de academia em casa, dentre uma infinidade de outras atividades. O desafio não restringe o que fazer, o importante para os internautas é não ficar parado em casa. Mande para a Folha de Londrina sua sugestão do que fazer em casa, com nome e nome de perfil nas redes sociais e compartilharemos nos nossos perfis.

#Panelaço

SÃO PAULO,SP,16.03.2020:PROTESTO-PANELAÇO-FORA-BOLSONARO-SÃO-PAULO - Populares participam de protesto denominado Panelaço "Fora Bolsonaro",  região da Santa Cecilia, em São Paulo (SP), na noite de quarta-feira (18). As pessoas também ficaram piscando luzes de suas residências e gritando "Fora Bolsonaro". (Foto: Alex Falcão/Futura Press/Folhapress)
SÃO PAULO,SP,16.03.2020:PROTESTO-PANELAÇO-FORA-BOLSONARO-SÃO-PAULO - Populares participam de protesto denominado Panelaço "Fora Bolsonaro", região da Santa Cecilia, em São Paulo (SP), na noite de quarta-feira (18). As pessoas também ficaram piscando luzes de suas residências e gritando "Fora Bolsonaro". (Foto: Alex Falcão/Futura Press/Folhapress) | Foto: Agências

Um método de manifestação sob isolamento foi realizado na quarta-feira (18) contra o governo Bolsonaro e viralizou nas redes sociais. O panelaço, organizado previamente para as 20h30 da quarta, propôs que as pessoas contrárias ao governo fossem às suas janelas para bater panelas em conjunto, de qualquer cidade do Brasil. O objetivo foi realizar um ato de repulsa ao comportamento do presidente e do governo sem formar aglomerações, devido à pandemia do coronavírus. O assunto foi relacionado à trend #ForaBolsonaros, compartilhada em conjunto. Os internautas publicaram críticas a Bolsonaro e compartilharam a proposta do ato por adesão. Por outro lado, internautas apoiadores do governo também promoveram sua própria trend para um panelaço em defesa de Bolsonaro. Essas publicações foram contestadas pela oposição, que também criticou a passada manifestação em defesa do governo, realizada no dia 16.

#Bolsonaro e a máscara

BRASIIA, DF, 18.03.2020 - Brasilia, Coronavirus - Brasilia, Distrito Federal, Brasil ? 18/03/2020  - Coletiva de imprensa do presidente da Republica, Jair Bolsonaro, 
e de ministros de Estado sobre o coronavirus. - (Foto: Claudio Reis/FramePhoto/Folhapress)
BRASIIA, DF, 18.03.2020 - Brasilia, Coronavirus - Brasilia, Distrito Federal, Brasil ? 18/03/2020 - Coletiva de imprensa do presidente da Republica, Jair Bolsonaro, e de ministros de Estado sobre o coronavirus. - (Foto: Claudio Reis/FramePhoto/Folhapress) | Foto: Agências

A entrevista coletiva de Bolsonaro e seus ministros concedida na quarta-feira (18) repercutiu nas redes sociais. Os políticos estavam mascarados para falar publicamente, em prevenção ao coronavírus. As câmeras da transmissão focaram em Bolsonaro e no ministro da economia Paulo Guedes com dificuldades em colocar a máscara. O vídeo logo foi compartilhado pelos internautas e virou meme. A dificuldade do presidente em se mascarar lhe rendeu uma citação na página do "Darwin Awards", uma premiação anual de riscos de vida desnecessários e mortes inusitadas. Os internautas citaram a aparição de Bolsonaro na página da premiação com outros tópicos, como o pedido por impeachment e críticas direcionadas. Usuários do Twitter compartilharam a publicação criticando a postura do presidente frente à crise do coronavírus e pelos casos confirmados da cúpula de ministros. Aprenda a colocar a máscara no vídeo abaixo.

Supervisão: Patrícia Maria Alves - editora