#Dan Bilzerian, Fred Elboni e a voz feminina

O jogador de Poker e ator Dan Bilzerian, mais conhecido na internet por seu estilo de vida repleto de mulheres e festas regadas a álcool, foi alvo de muitas críticas essa semana. O conteúdo de suas redes sociais é quase exclusivamente de fotos que ostentam luxo e modelos nuas ou seminuas em situação hiperssexualizada . A comunidade feminista argumenta que a objetificação promovida pelo playboy fortalece comportamentos misóginos, a violência contra a mulher e a masculinidade tóxica, ou seja, a imposição de virilidade aos homens.

Bilzerian já foi acusado de agressão contra mulheres diversas vezes, tendo quebrado o pé de uma atriz pornô em 2014. O caso ganhou mais visibilidade hoje (1 de julho) após o youtuber e escritor Fred Elboni ter sido acusado de violência por duas ex-namoradas. Karen Bachini, influenciadora digital, relata um episódio em que Elboni a agrediu até mesmo com mordidas e chegou destruir móveis de um quarto de hotel. Suzanne Riediger, também influenciadora, relata que o escritor teria tentado atirá-la pela janela do décimo andar. Ambas afirmam que os casos aconteceram após a ingestão de bebida alcoólica.

#Brasileiros no Oscar

Imagem ilustrativa da imagem Masculinidade tóxica e a destruição causada pelo ciclone bomba
| Foto: iStock

Mais cinco brasileiros foram convidados à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O grupo é votante na maior premiação de cinema do mundo, o Oscar. A nomeação de 819 novos membros de 68 países diferentes é uma tentativa de diversificar a composição da Academia, que vem sofrendo alegações de pouca representatividade feminina e de não-brancos, a exemplo do movimento #Oscarsowhite.

Os convidados brasileiros são Cristina Amaral, Mariana Oliva, Tiago Pavan, Otto Guerra, e Marcos Waltenberg.

#Caixas de Pandora?

Imagem ilustrativa da imagem Masculinidade tóxica e a destruição causada pelo ciclone bomba
| Foto: iStock

Uma caixa misteriosa apareceu na praia do Sossego, em Pernambuco, deixando muitos moradores curiosos, mas desconfiados. O objeto é muito semelhante a outros fardos de latex que surgiram em 2018 nas areias de Ipojuca, no mesmo estado. Em 2018, a Polícia Federal concluiu que os objetos não apresentavam ameaça a população. Como não houve nenhum acidente náutico nos últimos anos na região, a suspeita é de que os fardos sejam remanescentes do naufrágio de um navio alemão em 1944 no litoral pernambucano.

#Enem 2021

Imagem ilustrativa da imagem Masculinidade tóxica e a destruição causada pelo ciclone bomba
| Foto: iStock

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram na quarta-feira (01) o resultado de uma enquete que gerou apelo das pessoas nas redes sociais. A publicação é referente à votação dos estudantes por uma data para a realização das provas do Enem: o mês de maio de 2021 foi a opção mais votada na enquete. A prova foi adiada por conta do enfrentamento à Covid-19.

A data escolhida pelos estudantes não é definitiva, mas será considerada pelo Inep no restabelecimento de uma nova data de aplicação do exame. Os estudantes se manifestaram nas redes sociais sobre o resultado da enquete e debateram sobre os motivos de sua escolha, além de levantar questões como a ausência de um ministro da Educação e de como seriam aplicados os programas de financiamento e bolsas estudantis.

#Ventania

Imagem ilustrativa da imagem Masculinidade tóxica e a destruição causada pelo ciclone bomba

Os efeitos do “ciclone bomba”, que gerou ventos de até 120 Km/h na região sul do Brasil na madrugada de quarta-feira (01), causaram estragos em diversas cidades e ao menos 10 mortes. Os fortes ventos também atingiram a região sudeste ao longo do dia com destelhamentos de casas, quedas de árvores e danos em estruturas e sistemas de fornecimento energético.

As pessoas se manifestaram nas redes sociais com gravações dos estragos ao longo das ventanias e relatos de como se protegeram em suas casas e locais de trabalho. Outras publicações serviram de mensagem de tranquilização para conhecidos e amigos: internautas publicaram estar bem após o fenômeno. Ainda, o tópico foi marcado por campanhas de arrecadação para auxiliar as pessoas mais atingidas pelos estragos do ciclone bomba. A preocupação das pessoas se deu também pela incidência dos ventos no mesmo período da pandemia da Covid-19 no Brasil.

#Breque dos Apps

Imagem ilustrativa da imagem Masculinidade tóxica e a destruição causada pelo ciclone bomba
| Foto: iStock

A greve dos entregadores de aplicativo, na quarta-feira (01), foi deflagrada em todo o Brasil e outros países da América Latina. As reivindicações dos entregadores são melhores condições de trabalho, tópico que envolve fornecimento de equipamentos de segurança contra o contágio da Covid-19; aumento do valor mínimo das corridas; seguro de vida que inclui cobertura a acidentes de trânsito e roubos; sala de apoio para aguardar chamadas de entrega, dentre diversas garantias individuais.

A pauta levantou debates nas redes sociais a respeito da precarização do trabalho e as implicações da ausência de garantias trabalhistas. Os apoiadores do movimento publicaram mensagens de reforço às reivindicações e pedidos para que conhecidos e leitores não fizessem pedidos por aplicativos ao longo do dia. Outras frentes utilizaram das avaliações dos aplicativos de entrega como método de manifestação: notas baixas e mensagens de apoio à greve nas plataformas que disponibilizam o download dos próprios.

Supervisão: Patricia Maria Alves