Mantendo a nova silhueta
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 02 de março de 2018
Érika Gonçalves<br>Reportagem Local 

Depois de perder peso, manter as novas medidas é outra etapa que pode ser bem complicada. Seja porque a dieta é muito severa ou porque voltamos aos velhos hábitos, entre outros motivos, muitas pessoas recuperam ou até ganham mais peso do que tinham antes de emagrecer. Para o jornalista Marcelino Medeiros Junior, 55, não há segredos para se manter magro: alimentação regrada e exercícios físicos.
Depois de chegar a 134 quilos em 2012 e ter vários problemas de saúde, ele decidiu se cuidar e emagrecer. "Eu sabia que estava gordo, mas não queria pensar nisso. Quando passavam matérias sobre obesidade na televisão, eu desligava ou mudava de canal. Mas aí fui em um cardiologista e a ficha caiu quando ele perguntou se eu queria ver meus filhos crescerem. Aí vi que ia ter que tomar uma atitude. Comecei a fazer a dieta da metade: cortar minha comida pela metade, depois pela metade novamente e assim fui reduzindo", conta.
Ele diz que buscou auxílio de uma nutricionista para saber qual seria seu peso ideal, levando em consideração sua altura 1,82m - e biotipo, chegando ao número de 88 quilos. Entretanto, prefere ter uma "margem de segurança", e tenta se manter sempre em 80 quilos, que conquistou depois de 17 meses de dieta e exercícios.
"Tenho o metabolismo preguiçoso, por isso a rotina de exercícios físicos para queimar calorias. Como nas férias me permito comer de forma mais tranquila, acabo engordando um pouco, por isso essa margem. Mas ao retomar a alimentação já vou emagrecendo."
Hoje Marcelino Junior alterna entre corrida, natação, bike e caminhada, além das academias ao ar livre para os exercícios físicos. No quesito alimentação, refeições regradas durante a semana, frutas, saladas e shakes, uma mistura de diversas farinhas como beterraba, cenoura, banana, laranja e chia - que ele consome no café da manhã juntamente com bananas -, além de muito líquido, tanto água como chás.
"No final de semana faço o dia do lixo e me permito comer churrasco, feijoada, chocolate. Durante a semana, por causa de compromissos profissionais, posso ter que almoçar ou jantar com outras pessoas, aí como normalmente também, depois compenso em outra refeição. Dessa forma tenho mantido meu peso. Muitas coisas você deixa de ter vontade de comer depois de um tempo, eu por exemplo não tomo mais refrigerante", afirma.
Ele conta que agora, cinco anos depois, está na fase que chama de manutenção, ou seja, sabe o que precisa ser feito para não voltar a engordar. "Tenho certeza que essa combinação de exercícios e alimentação correta é o que faz o processo de emagrecimento dar certo. É essencial se movimentar todos os dias."


