#SantaCecílers

Moradores do Bairro Santa Cecília na cidade de São Paulo ficaram entre os trends do Twitter nesta semana. O sucesso foi por conta de uma reportagem do UOL que contrapunha o estilo de vida dos Santa Ceciliers, como foram chamados, com o de uma reportagem anterior da revista Veja São Paulo "Os Faria Limers". Segundo a reportagem, pisos com chão de taco, samambaias, decoração rústica e utensílios vintage são essenciais para se reconhecer um Santa Cecílier. O estilo de vida "simples". nas redes sociais há quem gostou do termo, mas houve protestos dos que acharam uma generalização desnecessária.

Igreja no bairro de Santa Cecilia (SP)
Igreja no bairro de Santa Cecilia (SP) | Foto: iStock
Avenida Faria Lima em São Paulo
Avenida Faria Lima em São Paulo | Foto: iStock

#Visibilidade Trans

O dia da visibilidade trans ganhou as redes sociais na última quarta-feira (29). A data é comemorada desde 2004 e marca o lançamento da primeira campanha contra a transfobia no Brasil chamada "Travesti e Respeito". Internautas postaram fotos antes e depois de suas transições de gênero e demonstraram orgulho de serem quem são.

As mensagens exaltavam direitos das pessoas trans adquiridos ao longo dos anos no Brasil, como o direito ao nome social em documentos e o de realizar a cirurgia de readequação sexual pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A violência também foi apontada como forma de conscientizar as pessoas sobre a realidade transfóbica no Brasil. Segundo levantamento da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), em 2019, 124 pessoas trans foram assassinadas no país.

Imagem ilustrativa da imagem #Mais - Os assuntos da semana
| Foto: iStock

#Corona vírus no Brasil

Na última terça-feira (28), o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta declarou que o Brasil tem três casos suspeitos de pessoas infectadas pelo coronavírus. Os pacientes são de Belo Horizonte (MG), São Leopoldo (RS) e Curitiba (PR) e todos estiveram na China no mês de janeiro. Em Curitiba, a jovem de 23 anos foi internada no Hospital de Clínicas na terça-feira apresentando tosse, febre e dificuldades respiratórias, sintomas identificados nos casos confirmados da doença. Na China, mais de quatro mil pessoas foram infectadas pelo vírus e 106 morreram. 12 países já confirmaram casos de infecção pelo coronavírus, dentre eles os Estados Unidos e a França. Na internet, as buscas por informações sobre o vírus altamente infeccioso teve um aumento de 1050% segundo o Google e segundo reportagem da revista norte-americana Vice, aumentou também o interesse pelos termos cerveja Corona e vírus denotando uma confusão nos internautas. #oremos

Imagem ilustrativa da imagem #Mais - Os assuntos da semana
| Foto: Mark Ralton/AFP

#Parkour de Taubaté

Uma reportagem exibida na última segunda-feira (27) pela TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo em Taubaté, cidade do interior de São Paulo, viralizou nas redes sociais. O material mostrava um grupo de mulheres que se reúne para praticar Parkour, uma modalidade de esporte de ação de origem francesa que usa dos elementos urbanos, como arquibancadas e paredes, para realizar saltos, acrobacias e manobras radicais. Acostumados com os vídeos de profissionais que estão hospedados na web, os internautas estranharam os movimentos menos perigosos das atletas de Taubaté, a fábrica de memes funcionou a todo vapor e gerou polêmica. O grupo Parkour Taubaté chegou a emitir uma nota na página oficial do Facebook no qual reprovava a atitude das pessoas. “Enquanto alguns tentam subverter a respectiva cena de forma maliciosa em uma forma de bullying, nós enxergamos esta mesma cena como algo lindo e extremamente forte, pois ele não difama e sim exalta a representatividade feminina dentro da prática independente de qualquer característica física ou nível de habilidade.”

Imagem ilustrativa da imagem #Mais - Os assuntos da semana
| Foto: iStock

#Weintraub

O Ministro da Educação Abraham Weintraub não fica uma semana sem aparecer nos trends das redes sociais. Nessa semana, novamente alvo de críticas, ele figurou nas tags devido às falhas na correção do ENEM 2019. O Ministro, também, vem causando polêmicas por cometer erros ortográficos e discutir de forma ofensiva com internautas que o criticam. #DemitamWeintraubJá #errosnoEnem ganharam os trends e em poucas horas a subiu a tag em contraponto #FicaWeintraub . Os erros no Exame nacional levaram à suspensão das inscrições do SISU (Sistema de Seleção Unificada) e do Prouni (Programa Universidade para Todos) - decisões revertidas pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) na terça-feira (28). O presidente Jair Bolsonaro levantou a hipótese de sabotagem no ENEM e disse que o futuro de Weintraub na pasta será decidido após ele ouvir a versão do Ministro.

Imagem ilustrativa da imagem #Mais - Os assuntos da semana
| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Supervisão: Patrícia Maria Alves - editora