#Paraná produtor de vacinas?

O governo do estado do Paraná pode ter duas parcerias internacionais com laboratórios que procuram desenvolver a vacina contra o novo coronavírus. Nesta semana, o governador do estado, Ratinho Jr., esteve em reunião com dirigentes do laboratório chinês Sinopharm e com o ministro-conselheiro da Embaixada da China no Brasil, QU Yuhui. Foi assinado o acordo que disponibiliza o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para a testagem, produção e distribuição da fórmula imunizante.

Governador Ratinho Jr. em reunião para acordo do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) para a testagem, produção e distribuição da fórmula imunizante.
Governador Ratinho Jr. em reunião para acordo do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) para a testagem, produção e distribuição da fórmula imunizante. | Foto: Rodrigo Félix Leal/AEN

Alguns dias mais tarde, o representante negociou termos semelhantes com o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, para uma ação conjunta entre o Tecpar e o Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, mas ainda não há nada definido. Ambos os projetos de vacina estão em fase final de testes e apresentaram bons resultados até o momento. Espera-se que com a parceria o Paraná em breve se torne distribuidor de vacinas para o Brasil e a América do Sul. Parece que o Paraná talvez seja mesmo a Rússia brasileira.

#Só os skates sabem

Imagem ilustrativa da imagem Justiça pela naja e a nova cédula de 200 reais
| Foto: iStock

A banda brasileira Charlie Brown Jr. agora faz parte da trilha musical de Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2, remake modernizado dos clássicos videogames de simulação de skate protagonizados pelo skatista profissional Tony Hawk. O anúncio foi muito comemorado pelos fãs da banda, que já estavam manifestando na internet seu desejo detê-la jogo com homenagem. Muitos atribuem a conquista a Maurício Cid, dono do blog Não Salvo, que publicou um tweet com o pedido mencionando Hawk, o qual chegou a quase 50 mil interações. A música escolhida para representar Charlie Brown Jr. foi "Confisco". A banda fez muito sucesso no Brasil e teve seu fim com a morte do vocalista, Chorão, em 2013.

#Nota de R$200,00

Se nos próximos meses você receber uma nota de 200 reais, não crie confusão: ela não é falsa. O Banco Central anunciou a criação da nova cédula pelo Conselho Monetário Nacional. A novidade é decorrente do aumento do valor do Papel Moeda em Poder Público e do fato do dinheiro da população estar guardado em suas casas, consequências da pandemia da Covid-19 e a grande demanda gerada pelo auxílio emergencial. É previsto que 450 milhões de notas entrem em circulação no final de agosto.

O assunto tomou conta das redes assim que anunciado. A escolha do lobo-guará para representar a cédula gerou uma onda de memes, com sugestões de outros animais que deveriam estampar a nota.

Outra onda de publicações, mais sérias, questionaram a justificativa para a criação da nota. Mensagens de preocupação com a inflação e os rumos da economia também marcaram o tópico.

#Tráfico de animais

Pedro Henrique Krambeck foi detido temporariamente por integrar esquema de tráfico de animais, nesta quarta-feira (29). O caso ganhou notoriedade após Pedro Henrique ser picado por uma naja no início do mês. O jovem, até então, tem sido retratado como colecionador de animais exóticos. No entanto, a Polícia Civil do Distrito Federal relatou o detido como traficante de animais, acusado também por crimes de maus-tratos, posse ilegal de animais silvestres, associação criminosa e contra a saúde pública. A prisão, inicialmente, tem prazo de cinco dias.

Ensaio fotográfico da Naja
Ensaio fotográfico da Naja | Foto: Divulgação Zoo de Brasília

A notícia da prisão gerou grande repercussão nas redes sociais e o assunto figurou entre os principais tópicos do país. As críticas foram direcionadas à cobertura de veículos da imprensa e ao tratamento dado.

#Impeachment de Witzel

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, acatou à defesa de Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro, contra o processo de impeachment. O pedido é que uma nova comissão especial seja formada para conduzir o processo na Assembleia Legislativa. A decisão rende mais tempo para a defesa de Witzel. Nas redes sociais, as pessoas manifestaram descontentamento com a decisão de Toffoli e questionaram a efetividade da Justiça em um processo dessas proporções.