Mesclando atividades no mundo físico e no metaverso, 300 jovens líderes vinculados a cooperativas do Paraná participaram de uma jornada de inovação nesta quinta-feira (27). A ação foi adaptada da metodologia “zero to hero”, onde selecionam um tema, definem o problema ligado ao cooperativismo e desenvolvem uma solução.

A ação foi desenvolvida pelo Cocriagro – Hub de Inovação e startup XSpaces. O ambiente de metaverso é da Integrada - Cooperativa Agroindustrial. Já o Cooper Líder Jovem é uma ação do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).

O treinamento foi realizado com os jovens, monitores e padrinhos que se dividiram entre os universos real e virtual. “Trata-se de uma iniciativa inédita, na qual esses jovens tiveram uma experiência de integração no metaverso, alinhada a treinamentos feitos por grandes corporações e bigtechs”, explica Tatiana Fiuza, head de inovação do Cocriagro.

A jornada teve a seguinte dinâmica: os grupos receberam as instruções; entraram no metaverso e foram até uma sala; pegaram as dicas; deixaram o avatar no espaço interativo; e voltaram para o mundo físico para o trabalho com o time. Nessa dinâmica, os participantes escolheram um tema ligado ao cooperativismo; passaram pela sala dos problemas, das soluções, de pitch e depois se apresentaram para uma banca para apresentação da solução encontrada.

Para o CEO da XSpaces, Ricardo Matiello, essa ação está em pé de igualdade em inovação com os principais eventos do mundo. “Empresas de ponta no mundo todo estão implantando essa tecnologia para treinamentos e interações, e estamos oferecendo essa possibilidade a jovens líderes brasileiros, que experimentaram uma nova forma de acessar a internet, por meio de dispositivos de última geração, que mesclam realidade virtual e realidade aumentada.”

Paulo Henrique Santos é de uma família de agricultores na cidade de Araruna, onde a propriedade produz soja, milho e mandioca. Para ele, a ação promovida pelo Cocriagro de mesclar atividades no mundo físico e no metaverso foi muito interessante e produtiva. “Foi uma experiência diferente e muito bacana. A possibilidade de interagir virtualmente nos aproxima destas novas tecnologias em busca de soluções para o nosso dia a dia”, comentou.

Karolini Palhano, de apenas 13 anos, foi uma das mais jovens a participar da atividade. “O treinamento fez surgir várias possibilidades e ideias inovadoras perante os problemas apresentados. O mundo virtual muitas vezes ainda aparece como algo diferente, mas esta tecnologia logo será muito comum, e quanto mais informações tivermos será melhor para levarmos para o nosso dia a dia”, frisou.

RESULTADO

Após a apresentação das 30 equipes, houve empate nas três primeiras posições e foram premiados os seis times que receberam as melhores notas dos seis jurados, respectivamente em terceiro, segundo e primeiro lugares.

As equipes vencedoras foram Interconnect e GTA Rural, que abordaram a problemática da participação dos jovens no mundo cooperativo e o interesse pela agricultura.

“Propomos uma ideia simples e de grande impacto. Todo jovem usa muito os smartphones e, por isso, utilizar as redes sociais com uma comunicação leve, interativa, dinâmica e humanizada é um ótimo caminho para fazer esta conexão entre o jovem e o cooperativismo”, explicou Camila Santos, uma das representantes do Interconnect.

Já a GTA Rural usou o mundo dos games como solução para aproximar os jovens da agricultura e do agronegócio. “Criamos um jogo de realidade virtual simulando a vida do agricultor, com níveis diferentes de fase adequados para cada idade, desde crianças, adolescentes e jovens. Através do jogo, o jovem conseguiria entender tudo que envolve o mundo do agricultor”, frisou Natan Simeone.