2021 mal começou e já percebemos uma dura realidade, ainda estamos sob medidas de isolamento social para evitar o aumento do número de casos de coronavírus em nossa cidade. Pensando nisso a equipe da FOLHA Mais preparou um guia especial para quem está de férias escolares e quarentena, para driblar o tédio entre um quebra-cabeça e outro. Segue o fio:

#A volta de Sharkboy e Lavagirl

Já pensou se seus pais fossem super-heróis? Quem foi criança no começo dos anos 2000 se lembra do mundo mágico de Sharkboy e Lavagirl. A novidade é que, 15 anos depois, eles estão de volta. A Netflix lançou no Natal Pequenos Grandes Heróis, que traz o casal de superpoderosos já adultos, mas, dessa vez, quem salva o dia são os filhos dos heróis, que precisarão enfrentar alienígenas que sequestraram seus pais. Para a alegria dos fãs, Taylor Dooley reprisou seu papel de Lavagirl. Porém, seu xará Taylor Lautner, o lobisomem de crepúsculo, não volta como Sharkboy. Quem fica com o papel é JJ Dashnaw, de Pequenos Espiões. Uma aventura para assistir com a família toda.

Confira o Trailer:

#Sabre de Luz de verdade?

Quem pensava que as letais espadas luminosas de Star Wars era apenas ficção está enganado – pelo menos a partir desse ano! O canal do Youtube Hacksmith Industries, formado pelo canadense James Hobson e um grupo de engenheiros, apresentou o protótipo do primeiro sabre de luz com lâmina retrátil do mundo, sendo até mesmo premiado pelo Livro Guiness dos recordes.

Imagem ilustrativa da imagem #Guia para jovens em quarentena: filmes, jogos e curiosidades
| Foto: Hacksmith Industries Divulgação

A arma, inspirada nas obras de George Lucas, é capaz de cortar peças metálicas e atinge a temperatura de 2200 graus Celsius. Seu feixe de luz, que não necessita de suporte sólido para manter sua forma, é criado por um fluxo de gás propano líquido comprimido e oxigênio - um feixe de plasma. A lâmina, assim como nos filmes, pode ter diversas cores devido a utilização de sais específicos na queima. Porém, a espada não funciona independentemente e precisa ser alimentada por meio de uma mochila. Essa não é a primeira geringonça do cinema que os Hacksmiths trazem a vida: em outros vídeos, os engenheiros reproduziram o skate flutuante de De Volta Para o Futuro, invenções do Homem de Ferro, entre outros "brinquedos" que nos fariam sentir como heróis - ou vilões!

Veja o sabre em ação:

#Clube dos leitores

Aproveitou a quarentena para fortalecer suas leituras? Os jovens já elegeram quais foram suas obras favoritas desse ano! O site Publish News elencou os Infantojuvenis mais vendidos do Brasil, apresentando a coleção do bruxo Harry Potter em primeiro lugar, seguido de O diário perdido de Gravity Falls, da série animada da Disney.

Imagem ilustrativa da imagem #Guia para jovens em quarentena: filmes, jogos e curiosidades
| Foto: iStock

O brasileiro As Aventuras de Mike é a próxima posição, e o mais recente lançamento do Diário de um Banana vem depois. O youtuber Luccas Neto emplaca a próxima colocação com Os Aventureiros, e, na sequência, o clássico francês O Pequeno príncipe. Em seguida, o lugar é dos romances: A cinco passos de você sucedido da coleção de Anne de Green Gables. Enfim, as aventuras do semideus Percy Jackson são seguidas por intrigas de princesas em A Seleção e terror em Coraline. Luccas Neto volta à lista com Beijinhos da Gi e seu irmão é a próxima posição com O mundo segundo Felipe Neto. A coletânea vai chegando ao fim com as paixonites de Para todos os garotos que já amei e as loucuras de Alice no País das Maravilhas. Mais uma youtuber fecha essa lista: Luluca - No mundo dos desafios. E aí, quantos desses você já leu? Já escolheu sua próxima leitura?

#Oi, sumidos

"Reencontro" foi uma das palavras do ano. Elencos de séries e filmes que deixaram saudades entraram na onda das lives e vídeo-chamadas para dar um gostinho nostálgico aos fãs. Foi o caso dos atores de Jessie, Operação Cupido, Meninas Malvadas e muitos outros. Até mesmo os mexicanos de Rebeldes se reuniram para um show virtual. Com todo esse regate de memórias, também foi tempo de anunciar spin-offs e remakes para as telinhas. Entre os mais aguardados estão o Clube das Winx e ICarly.

#Muito Nova?

É preciso ter décadas de experiência para atuar em blockbusters? Para McKenna Grace, não! Com apenas 14 anos, a atriz mirim hollywoodiana já teve papéis inclusive em filmes ganhadores de Oscar.

Mackenna  Grace caracterizada como Sabrina no especial de natal da série Mundo Sombrio de Sabrina
Mackenna Grace caracterizada como Sabrina no especial de natal da série Mundo Sombrio de Sabrina | Foto: Reprodução Netflix

A americana começou aos seis anos na série Crash & Bernstein e, desde então, não parou. Ela ficou famosa por interpretar a versão mais jovem de personagens principais, como em o Mundo Sombrio de Sabrina, Eu - Tonya, e Capitã Marvel. Uma curiosidade é que ela carrega uma foca de pelúcia para os sets de filmagens, a qual pode ser vista juto a atriz em diversas cenas – um easter egg muito fofo!

QUIZ

Imagem ilustrativa da imagem #Guia para jovens em quarentena: filmes, jogos e curiosidades
| Foto: iStock

#Conhece essa voz?

Vamos jogar um jogo? Esse é para testar seus conhecimentos sobre a voz dos personagens da TV. Consegue reconhecer cada um de seus dubladores?

1. Wendel Bezerra, o dublador do Bob Esponja, também faz a voz de quais personagens?

A) Goku, em Dragon Ball; Edward, em crepúsculo; Sam, em O Senhor dos Anéis; Lee Sin, em League of Legends.

B) Ash, em Pokemon; Jacob, em crepúsculo; Rony, em Harry Potter; Pica-Pau, em seu filme.

C) Majin Boo, em Dragon Ball; Frodo, em O Senhor dos Anéis; Adam Sandler, em Click; Ekko, em League of Legends.

D) Mickey Mouse, em A Casa do Mickey Mouse; Harry Potter, em seus filmes; Gandalf, em O Senhor dos Anéis; Seu Madruga, em Chaves.

2. Além de BMO, em Hora da Aventura, Charles Emmanuel é responsável por dublar quais personagens?

A) Harry Potter, em seus filmes; Cebolinha, em A Turma da Mônica; Pikachu, em Pokemon; Robin, em os Jovens Titãs.

B) Groot, na franquia Marvel; Chandler, em Friends; Mordecai, em Apenas um Show; Irmão do Jorel, em sua série.

C) Rony, em Harry Potter; Rigby, em Apenas um Show; Ben, em Ben10; Mutano, em jovens Titãs.

D) Thor, na franquia Marvel; Chris, em Todo mundo odeia o Chris; Draco, em Harry Potter; Batman, em O cavaleiros das Trevas.

3. Fernanda Baronne, dubladora da Penny em The BigBang Theory, também é a voz de quais heroínas?

A) Mulher Maravilha, em Liga das Justiça; Mulher Elástica, em Os Incríveis.

B) Viúva Negra, na franquia Marvel; Vampira, em X-men;

C) Capitã Marvel, na franquia Marvel; Mística, em X-men;

D) Spider-Gwen, em Homem-Aranha no Aranhaverso; Violeta, em Os Incríveis.

4. A voz do Buzz Lightyear, dublado por Guilherme Briggs, é a mesma voz de quais personagens?

A) Flash, em Liga da Justiça; Megatron, em Transformers.

B) Scooby, em Scooby-Doo; Johnny Bravo.

C) Superman, em Liga da Justiça; Optimus Prime, em Transformers.

D) Polar, em Urso sem Curso; Ciborgue, em Jovens Titãs.

5. Érika Menezes deu voz à Anna em Frozen e para mais quem?

A) Florzinha, em Meninas Superpoderosas; Branca de Neve, em Espelho, Espelho Meu.

B) Lindinha, em Meninas Superpoderosas; Olive, em Angry Birds.

C) Sif em Thor; Gigi, em Pets – Vida Secreta dos Bichos 2.

D) Mística, em X-Man; Mulan.

6. Bruna Laynes é a voz de Chloe Park em Urso sem Curso e também de quais desses personagens?

A) Chelsea, em Clarêncio, o Otimista; Penny, em O Incrível Mundo de Gumball.

B) Stormy, em O Clube das Winx; Tempestade, em X-Man.

C) Vampira, em X-Man; Ravena, em Jovens Titãs.

D) Estelar, em Jovens Titãs; Jessie, em Pokemón.

_______________________________

Respostas: 1- A; 2- C; 3- B; 4- C; 5- A; 6- A.

#Vamos jogar outro jogo?

Uma forma bastante viável de matar a saudade dos amigos da escola ou fazer novas amizades mesmo estando em casa é a jogatina online. Se liga nessas dicas de jogos online gratuitos para você experimentar!

Imagem ilustrativa da imagem #Guia para jovens em quarentena: filmes, jogos e curiosidades
| Foto: iStock

1. Você gosta de competir? E que tal ser o melhor em uma partida com 100 jogadores? É o que Fortnite, o battle royale mais famoso, proporciona. O jogo recebeu uma atualização para rodar em computadores mais modestos e pode proporcionar muitas horas de diversão. O jogo está disponível na plataforma da Epic Games nos computadores, no Playstation 4, Xbox One e celulares.

2. Também seguindo a onda de Fortnite, o battle royale Brawl Stars pode ser seu passatempo se você gosta de jogar em celulares. Neste jogo, você deve vencer as partidas para desbloquear novos personagens com habilidades especiais e únicas. É uma boa alternativa para jogar com amigos e curtir todo o conteúdo por bastante tempo.

3. Gosta de animais? E que tal criar, personalizar e depois se aventurar na pele do seu próprio bichinho? Talvez o Animal Jam tenha sido feito para você! O jogo para celulares desenvolvido pela WildWorks em parceria com a National Geographic é bastante interativo e traz muito conteúdo sobre ecologia e zoologia. E o melhor, pode levar seus amigos com você.

4. "Quer ser um expectador na vida? Ou quer ser um personagem"? As perguntas de O Incrível Mundo de Gumball podem até fazer mais sentido agora. Em Gumball - A Incrível Festa!, você pode jogar vinte minijogos com mais três amigos para ver quem é o melhor. E ainda, você pode escolher o seu personagem favorito da animação da Cartoon Network no jogo para celulares que está disponível na Play Store.

#Você sabia disso?

Além do pelo listrado, a pele dos tigres também possui listras. Elas servem como identificação dentre os tigres e são únicas de cada um. As listras no pelo são formadas pela própria pigmentação da pele. Se o pelo for aparado, é possível identificar as mesmas listras na pele do animal.

No filme As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, as caudas dos lobos tiveram de ser refeitas em efeitos especiais computadorizados. Jim Berney, da Sony Pictures, confirmou que o ajuste em CGI foi necessário porque os cães e lobos no set de filmagens abanavam as caudas por empolgação com os atores.

Imagem ilustrativa da imagem #Guia para jovens em quarentena: filmes, jogos e curiosidades
| Foto: iStock

No planeta Vênus, um dia é mais longo que um ano. Isso acontece porque o movimento de rotação do planeta (em torno do próprio eixo) é mais lento que o de translação (em torno do Sol). Lá um dia é formado por muitos anos e não o inverso.

O elefante é um dos poucos mamíferos incapazes de pular. Além da fisiologia e tamanho que inviabilizam saltos, a organização em grandes grupos é a melhor estratégia de defesa do animal na natureza em detrimento de grandes corridas e saltos para escapar de predadores. Alicia Ault, do Instituto Smithsonian, atribuiu o motivo também à ausência de tendões e musculaturas voláteis nas pernas do animal. O único elefante a pairar aos ventos deve ser o Dumbo mesmo.

*Supervisão: Patricia Maria Alves