Viajando sem sair de casa

Durante a quarentena, até as férias precisaram ser dentro de casa. Mas quem sentiu saudades de conhecer outras culturas pode passar um pouco dessas saudades com filmes. O filme Rio (2011) vai te levar a uma bela aventura tropical na Cidade do Rio de Janeiro, ao lado das araras Blu e Jade. Já em Viva – A Vida É Uma Festa (2017), Miguel o acompanha no México durante o Día de Los Muertos com muitos esqueletos, cores e música. E, em breve, poderemos conhecer um pouco mais da costa da Itália com o próximo lançamento da Disney Pixar, Luca, que tem sua estreia ainda esse ano.

Confira um teaser de Luca:

https://www.youtube.com/watch?v=Rxb_6LQOdMM

Trem-bala, parceiro

Os primeiros testes da Virgin Hyperloop com humanos já foram realizados e se mostram positivos. Trata-se de um projeto que procura construir um trem tão rápido que poderia fazer o percurso de Rio de Janeiro até São Paulo em menos de 30 minutos. Os dois primeiros passageiros percorreram, em uma cápsula, a distância de 500 metros em apenas 15 segundos, atingindo 172km/h, mas espera-se que, quando finalizado, o trem ultrapasse os 1000km/h. Para que isso se torne possível, os vagões precisam estar flutuando acima dos trilhos, em levitação magnética, tudo isso dentro de túneis de baixa pressão.

Veja imagens da viagem de teste:

https://www.youtube.com/watch?v=xKvbSboQ5_g

Alienígena?

O professor de Harvard Avi Loeb insiste que o asteroide Oumuamua seja o primeiro sinal de vida inteligente fora da Terra. O famoso asteroide com formato de charuto foi descoberto em setembro de 2017 por astrônomos do observatório do Havaí que o batizaram pelo nome que significa "o primeiro mensageiro". O que chama a atenção dos cientistas e, principalmente, de Loeb é a velocidade que o corpo celeste se movimenta, muito acima dos asteroides comumente observados. Para o professor, ele só poderia ter sido lançado por alguma engenharia inteligente. Também não há rastros de poeira ou detritos como em outros asteroides. Além da controvérsia, a comunidade científica não chegou a um consenso sobre a origem do Oumuamua e os porquês de suas peculiaridades frente outros corpos na Via Láctea.

Sujeira em alto mar

As máscaras de proteção à Covid-19 estão causando um problema, conforme relatório da Oceans Asia. Segundo a organização, 1,56 bilhões de máscaras devem acabar nos oceanos em todo o mundo. O diretor de operações da Oceans Asia, Gary Stokes, afirma que a poluição por plástico mata cerca de 100.000 mamíferos marinhos, mais de um milhão de aves e um valor inestimável de peixes e invertebrados. Outro dado importante é que as máscaras podem levar até 450 anos para se decompor na água.

Você Sabia?

#Monte Viajante

Se você pensava que só um milagre moveria montanhas, você está errado. A montanha mais alta acima do nível do mar do mundo, o Monte Everest, se desloca constantemente. Como ele é localizado na cordilheira do Himalaia, sobre uma falha tectônica, cientistas desconfiavam que o movimento das placas faria com que o morro de quase nove mil metros continuasse a crescer. Porém, em 1995, o cientista Giorgio Poretti realizou estudo sobre a cordilheira e concluiu que, em verdade, ela se move lateralmente, cerca de 4,2 cm ao ano.

Imagem ilustrativa da imagem GUIA PARA JOVENS CURIOSOS - O trem-bala super rápido e o contágio em World of Warcraft
| Foto: Pixabay

#Hockey debaixo d'água

Já ouviu falar em Octopush? É um esporte como o Hockey, porém dentro de uma piscina. Foi inventado em 1954, na Inglaterra. Nesse jogo, seis competidores de cada time tentam acertar uma bolacha em uma baliza no fundo da piscina com a ajuda de um pequeno bastão. Para mergulhar, os jogadores usam pés de pato porém devem segurar o fôlego, pois não é permitido o uso de tanques de ar.

#Leve que nem uma nuvem... será?

Quem vê as nuvens branquinhas "pairando" no céu nem imagina que são pesadas massas de água. Uma formação de nuvens pode ter cerca de 500 toneladas. Mas então como elas ficam ali "voando"? Acontece que o ar a sua volta é muito mais denso que as gotículas de água, o que as impedem de cair.

#Pluma de Dinossauro

A imagem dos dinossauros de Jurassic Park cobertos de couro, como um crocodilo é muito presente. Porém, estudos recentes sugerem que dinossauros tinham penas. Já se conhecia espécies de dinossauros raptores com plumas, mas a descoberta de um fóssil de 160 milhões de anos da espécie Kulindadromeus zabaikalicus provavelmente indica "que o ancestral comum de todos os dinossauros tinha penas", nas palavras do principal autor do estudo, o paleontólogo Pascal Godefroit.

#Gol da Paz

Você sabia que o ex-jogador Didier Drogba foi importante para o fim de uma guerra? Considerado o maior jogador da história da Costa do Marfim, Drogba protagonizou um discurso após a primeira classificação da seleção do país para uma Copa do Mundo, em 2005. A Costa do Marfim passava por um conflito entre os Baoulé, do norte, e os Beté, do sul, após uma grave recessão econômica. O conflito já havia resultado em aproximadamente 4 mil mortes quando as atenções do país se voltaram para a seleção. Foi nesse dia que Drogba falou por 76 segundos em rede nacional, com um apelo ao fim da divisão do povo. Devido à importância do atleta para a cultura nacional para ambas as populações, o pedido de cessar-fogo foi acatado. Drogba passou a representar o símbolo da reconciliação do país e a assumir maior atuação em organizações políticas em busca da paz na Costa do Marfim.

Imagem ilustrativa da imagem GUIA PARA JOVENS CURIOSOS - O trem-bala super rápido e o contágio em World of Warcraft
| Foto: Pixabay

#Pandemia virtual

O jogo World of Warcraft já passou por um "contágio" em massa entre seus jogadores. Em setembro de 2005, um conteúdo adicionado pelos desenvolvedores ao jogo online acrescentou um chefe para ser derrotado. O problema foi que um erro de programação fez com que os jogadores que enfrentaram o inimigo passaram a ter sua vida drenada e a passar o efeito para todos os outros jogadores próximos. O efeito se espalhou progressivamente para as outras áreas do jogo e atingiu personagens de níveis baixos. Os jogadores precisaram ficar de quarentena e evitar áreas de maior circulação de personagens até a solução ser programada pelos desenvolvedores do jogo.

Jogo

Imagem ilustrativa da imagem GUIA PARA JOVENS CURIOSOS - O trem-bala super rápido e o contágio em World of Warcraft

Respostas:

1. Clássica; 2. Folk; 3. Sertanejo; 4. Jazz; 5. Blues; 6. Raggae/Rap; 8. Axé.

Supervisão: Patricia Maria Alves