#A volta da Guerra Fria?

Não falamos de corrida armamentista ou espacial. Rússia e Estados Unidos, protagonistas da Guerra Fria no século passado, agora correm pelo avanço científico da saúde. O laboratório estadunidense Moderna revelou estar na fase final de testes de uma vacina contra o novo coronavírus. O anúncio veio poucos dias depois da Rússia declarar sucesso de testes de vacinas do laboratório da Universidade Sechenov, levando-os também a última fase da pesquisa. Além desses, outros laboratórios se mostram avançados no desenvolvimento da vacina, como o da Universidade de Oxford, Inglaterra, e o Sinovac, China. Ambos utilizam a população brasileira como cobaia.

#Felipe Neto no New York Times

O youtuber Felipe Neto foi escalado pelo New York Times para se pronunciar em um artigo em conjunto com um vídeo, publicados nesta quarta-feira (15). O assunto, que gerou polarização nas redes sociais, foi a relação entre os governos brasileiro e estadunidense e a pandemia da Covid-19.

Imagem ilustrativa da imagem Guerra Fria pela vacina e Cascavel nos trends? Entenda
| Foto: Folhapress

Felipe Neto teceu diversas críticas a Donald Trump e especialmente a Jair Bolsonaro. O youtuber classificou o presidente brasileiro como o “pior presidente no combate à Covid-19", em comparação a Trump, e pediu para que a população estadunidense não reeleja o atual presidente.

As discussões se estabeleceram nas redes sociais dentre diversas frentes de pensamento. Enquanto os apoiadores de Bolsonaro criticaram o youtuber e duvidaram da seriedade do New York Times, fãs de Felipe Neto exaltaram sua visibilidade em um jornal de tamanha importância. Ainda, a discussão sobre o posicionamento político passado de Neto e sua potencial expressividade (por conta da proporção de seus canais de comunicação) também foram pautas de debates.

#Cascavel

O fim das medidas restritivas impostas pelo governo estadual do Paraná impulsionou novos decretos municipais de reabertura. O caso mais polêmico foi a cidade de Cascavel, que flexibilizou a abertura de comércios e circulação de transportes públicos e, ainda, liberou a realização de eventos para até 100 pessoas. A medida foi alvo de críticas nas redes sociais, sobretudo pela liberação das festas, por conta do potencial de contágio.

#Estátua

A estátua do escravocata Edward Colston, em Bristol, na Inglaterra, foi substituída por uma estátua da manifestante Jen Reid na manhã desta quarta-feira (15).

Imagem ilustrativa da imagem Guerra Fria pela vacina e Cascavel nos trends? Entenda
| Foto: Geoff Caddick / AFP

Reid fez frente nos protestos do movimento negro contra o racismo e foi uma das pessoas a jogar a antiga estátua do mercadante de escravos em um rio da cidade.

A estátua retrata Jen Reid com o punho cerrado levantado, gesto que se tornou símbolo da luta antirracista após a morte de George Floyd, nos Estados Unidos. A escultura foi criada pelo artista plástico Marc Quinn com resina e aço.

No dia seguinte, quinta-feira (16), a estátua foi retirada da instalação pelas autoridades de Bristol. Em sua conta oficial, o prefeito de Bristol, Marvin Rees, justificou a ação pela ausência de autorização da prefeitura para que a estátua pudesse permanecer no local. A obra foi transferida para o museu da cidade para que o artista Marc Quinn possa recuperá-la ou doá-la ao município. A retirada, ainda, foi criticada nas redes sociais em diversas partes do mundo.

#Capitã Vlogueira

Os fãs de Brie Larson partiram para sua defesa nas redes sociais. A atriz hollywoodiana, dona de um Oscar por seu Papel em O Quarto de Jack, aproveitou o tempo de quarentena e a paralisação de filmagens para começar um novo projeto: seu próprio canal no Youtube. O primeiro vídeo, em que se apresenta e dá um pequeno spoiler de quem serão seus convidados, ultrapassou a marca de um milhão de visualizações em menos de duas semanas. Porém, a iniciativa não foi muito bem aceita por alguns internautas. Frente a 139 mil likes, Brie recebeu 114 mil deslikes. Isso é provável reflexo da perda de sua popularidade entre a comunidade geek por conta de seu protagonismo no filme Capitã Marvel, que recebeu avaliações negativas, apesar do sucesso nas bilheterias.

#Elon Musk e Apple hackeados

Grandes personalidades como Elon Musk, Barack Obama, Jeff Bezos e Bill Gates, assim como empresas como Apple e Uber, foram alvo de um golpe amplamente orquestrado no Twitter.

Imagem ilustrativa da imagem Guerra Fria pela vacina e Cascavel nos trends? Entenda
| Foto: iStock

Suas contas foram hackeadas e utilizadas para postar mensagens fraudulentas que prometiam pagamento em moeda digital (bitcoin) aos internautas, mas o link presente nas publicações foi usado para roubar as vítimas. Estima-se que a carteira dos golpistas já tenha arrecadado 12 bitcoins - o equivalente a cerca de R$ 600 mil. O twitter ainda está investigando quem seria o autor do crime.

Supervisão: Patricia Maria Alves