"A pin-up atual é uma mulher independente. Pode fazer a figura de bela, mas  sabe ser forte", diz a atriz e professora Simone Andrade, de 43 anos, que desde 2005 adotou o visual
"A pin-up atual é uma mulher independente. Pode fazer a figura de bela, mas sabe ser forte", diz a atriz e professora Simone Andrade, de 43 anos, que desde 2005 adotou o visual | Foto: Gustavo Carneiro



Elas nunca desapareceram, desde que surgiram nos anos de 1930 a 1950. Hoje com a moda vintage e retrô em alta, as pin-ups desfilam por aí, não mais como símbolos sexuais, mas no papel social em que a mulher é o que quiser ser.

Marilyn Monroe, Dita Von Teese e Batty Pagie ainda são inspiradoras das pin-ups pós-modernas, mas, o estilo de vida tem novas cores.

"A pin-up de hoje é uma mulher independente. Pode fazer a figura de bela, mas sabe ser forte", afirma a atriz e professora Simone Andrade, de 43 anos, que desde 2005 adotou o visual, que para muitas adeptas é um estilo de vida.

Ao pé da letra, "pin-up" é uma expressão do inglês, que significa "pendurar" e se tornou icônica a partir do momento em que mães, namoradas e esposas dos soldados americanos em guerra, enviavam fotos para eles no campo de batalha. Os retratos ficavam pendurados nas paredes e daí colou o nome "pin-up".

"O que me move a buscar inspiração nas pin-ups é a capacidade que as primeiras tinham de revigorar a força dos homens que estavam longe, mas também porque revelam que a beleza da mulher está na sua força de lutar", assegura Simone.

A cultura pin-up tem a ver com o cinema, moda e músicas com origens no rock, mas, levada para a vida, o contexto passa a ter outros significados.

"Perdi o meu pai com 17 anos de idade. Época em que mais precisava do apoio masculino. A minha mãe foi uma verdadeira pin-up porque sozinha cuidou de uma casa com cinco mulheres, formando as três filhas. Olhando por aí, a moda vem em segundo plano", avalia.



Essa pin-up pós-moderna descrita por Simone é o que quiser ser, aparecendo nas versões hollywoodianas clássicas, rockabilly, psychobilly, dark, entre outras, de topete ou cabelo raspado. Estilos de vida abastecidos nos brechós.

Simone não anda "montada" 24 horas por dia, mas, em ocasiões, como festas, o figurino aparece nos detalhes.

"Tem que ter um feeling para não ficar uma coisa caricata, um personagem. Não é isso que eu gosto. Procuro usar alguns elementos, sem exagerar", explica a atriz.

O estilo pin-up também está na pele de Simone, através das várias tatuagens que exibe, como a que tem o desenho de cerejas e a de uma gaiola aberta com pássaros voando. Tattos que marcam o seu jeito pin-up atual de ser: bela sim. Independente e forte sempre.

[left]

Imagem ilustrativa da imagem Força e beleza

[/left]

mockup