Munira Chinezi: "Uso para fortalecer o sistema imunológico, para tensão, para dormir melhor"
Munira Chinezi: "Uso para fortalecer o sistema imunológico, para tensão, para dormir melhor" | Foto: Gina Mardones



A artesã e cozinheira Munira Chinezi é uma adepta fiel da fitoterapia. Ela diz que usa as plantas para tudo, de alternativa natural para trazer o sono nos dias mais agitados até como tratamento para a sinusite.

"Tenho algumas restrições contra a indústria farmacêutica e a alopatia às vezes não faz efeito. Tive sinusite e mesmo após antibióticos fortíssimos eu não melhorei e estava sendo encaminhada para cirurgia. Uma amiga me recomendou um fitoterápico, resolveu minha crise em poucos dias. Continuei a tomar e nunca mais sofri com isso, sendo que todo ano pelo menos uma crise forte eu tinha. Mas esse uso das ervas vem de longe, até hoje a minha avó faz chá de capim-cidreira e camomila para dormir e eu tenho uma horta com várias ervas que uso para cozinhar e também como remédio", conta.

Ela afirma que sempre recorre à natureza e mesmo que algumas vezes o resultado possa ser mais lento do que os remédios sintéticos, prefere os primeiros. "A natureza tem muito a oferecer. Acho que essa busca por algo natural está bastante em alta, temos visto várias meninas que não querem mais usar anticoncepcionais, os veganos também se preocupam com isso, as pessoas estão redescobrindo o natural", aponta.

A artesã diz também que não se furta a tomar os remédios sintéticos em determinadas ocasiões, como nas crises de enxaqueca. "Mas minha preferência é pelo natural. Uso para fortalecer o sistema imunológico, para tensão, para dormir melhor. Os óleos essenciais também são excelentes, uso para dermatofitose, por exemplo.



Para saber o que usar, Chinezi conta com a indicação dos amigos e profissionais que trabalham seguindo linhas mais naturais e também recorre a pesquisas na internet. "Tem muitos grupos legais nas redes sociais e alguns blogs também. Fazemos muitas trocas de experiência. Sei que determinados compostos podem trazer efeitos colaterais e quem já faz algum tratamento contínuo deve estar atento à bula e ver o que interage ou não. Mesmo sendo natural, não pode ser tomado de qualquer jeito, é importante buscar orientação", recomenda. (E.G)