Faça bonito na festa em família
PUBLICAÇÃO
sábado, 23 de dezembro de 2017

Além do amigo-secreto, as divisões de tarefas, pratos, decoração da festa podem gerar desentendimentos. Há quem prefira ratear em valores, há quem queira levar um prato. Se tudo for bem conversado, o risco de chateações é menor.
"Antes de levar o prato, pergunte para o anfitrião se ele está de acordo para saber se já há uma organização da ceia", explica a consultora em etiqueta, Elizabete Côrtez. Segundo a especialista, é possível escolher o que levar combinando com a organização. "Mas também se te pediram para levar sobremesa e você não souber fazer, você pode comprar. Tentar dar uma solução para não ter complicações para quem está organizando. Também é possível trocar com outro convidado", orienta.
Segundo a consultora, o anfitrião ou quem está orientando sobre a festa deve informar a quantidade do prato, porque sabe quantas pessoas serão convidadas e quantos pratos terão na mesa. "Você vai levar um tamanho que você costuma servir na sua casa, não precisa fazer um tamanho enorme", indica.
Nas bebidas, não vale a pena ficar monitorando quantas e quais as marcas e tipos você levou. "Não adianta levar a melhor cerveja e não querer que ninguém tome. Você entrega para o anfitrião e ele vai distribuir", conta.
Se tudo for combinado, as chances de ter perturbações diminuem e há diversas formas de dividir os custos. "Podem ser divididos os ingredientes em valores e alguém preparar. Quem vai decidir tudo sempre é o anfitrião. Inclusive ele pode determinar até se pode ou não levar roupa de banho em local que tem piscina", exemplifica.(L.T.)
NA HORA DO AMIGO-SECRETO
Não diga que não gostou do presente
Nunca ultrapasse o valor estipulado
Não esqueça o presente
Não pergunte se pode trocar o presente na festa
Na hora da revelação, não cite as características negativas do amigo
Não elogie em excesso no momento do anúncio
Não exclua outras pessoas da confraternização na organização da brincadeira
Não reclame do presente, do amigo ou da organização
Sempre abra o presente na frente do amigo que presentou
Nunca troque o papel sorteado com outra pessoa
Não finja que tirou o próprio nome para poder trapacear o sorteio
Fonte: Elizabete Cortês

