O uso disseminado de emojis na comunicação humana motivou a criação do emojitracker (http://emojitracker.com/), um medidor do uso de emojis em tempo real no Twitter. O aplicativo foi criado por Matthew Rothenberg e colocado no ar em 4 julho de 2013. A ferramenta possibilita que se clique no emoji e por meio disso é possível observar os últimos tweets onde eles apareceram. Quando a reportagem acessou o site, o emoji mais utilizado era o “Face Tears of Joy” (Face com lágrimas de alegria) e tinha quase 3 bilhões de registros no Twitter.

Imagem ilustrativa da imagem ESPECIAL EMOJIS | Popularidade do emoji desperta interesse para na comunicação empresarial
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Tamanha popularidade despertou para o uso da linguagem na comunicação publicitária e também na comunicação oficial. Segundo a Brandwatch (The Emoji Report) desde setembro de 2015 o volume de tweets contendo o nome de uma marca e um emoji cresceu em 49%. “Eu acho que a disseminação do uso do celular faz com que o emoji seja usado não só na comunicação entre indivíduos de forma coloquial, mas também tem sido usada onde antes a linguagem era só formal. Eu observo que ele tem sido usado pelo comércio e pelos órgãos governamentais. Está invadindo a linguagem comercial”, destacou a professora Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva. “Acabei de comprar um carro e troquei o pneu do estepe, que parecia de uma motocicleta por um normal. Mandei a foto ao vendedor e ele respondeu com emoji aplaudindo. Ele me viu duas vezes na vida. Acho perfeito ele mandar isso do que responder textualmente que ficou muito bom. Eu acho que fica coloquial, mas não estou fazendo crítica. O emoji cria mais proximidade entre a empresa e o cliente”, destacou.

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Dados disponibilizados pela Quinlety sobre uma pesquisa de utilização de emojis nas redes aponta que 92% das pessoas que navegam na internet usam emojis; eles aumentam o engajamento de postagens no Twitter em 25,4%; o número de curtidas no Facebook aumenta em 57% com o recurso e os comentários e os compartilhamentos em 33%; 56% dos perfis no Instagram utilizam emojis em sua descrição; e uma publicação no Instagram tem aproximadamente 17% mais engajamento quando usa emojis.

A maquiadora Isabela Passos é de Londrina e tem utilizado o recurso do emoji para aumentar o engajamento de seguidores nas redes sociais. “Ele expressa melhor que algumas palavras. Eu uso em tudo, tanto em conversas como em legendas de fotos. Agiliza a comunicação e expressa mais o sentimento que algumas palavras que podem ser mal interpretadas. O emoji suaviza a mensagem em relação a uma frase solta. Traz mais humanidade”, destacou. “As pessoas comentam que depois que coloquei o emoji, passaram a entender a mensagem de outra forma. O meu emoji favorito é o que dá risada. Expressa bem o que geralmente sinto”, destacou.

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Além de ser uma ferramenta de comunicação, os emojis têm sido tão apreciados que transpõem a barreira do virtual e acabam se tornando produtos. Os emojis são temas utilizados em estampas de camisetas, de copos, xícaras, papéis de parede, chaveiros, estojos, pantufas, kit de festas de aniversário, almofadas, cortinas, sofás, objetos de pelúcia, entre outros.

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O gerente da Monalisa Tecidos, Lucas Alves Bertaglia, afirma agora o tema emoji está tendo procura. “O público quer essa estampa nos tecidos de algodão com poliéster para fazer o revestimento de sofás e almofadas. Ele é mais encorpado e não serve para outras coisas”, expôs. Segundo ele, as pessoas usam o tema na decoração das casas e na pandemia tem saído muito porque as pessoas querem cuidar mais da casa. “Elas querem dar uma cara diferente para os móveis”, destacou.