Você sabe o que é um emoji? Emoji é uma palavra em japonês que reúne os ideogramas e 絵 (desenho) + moji 文字 (letra). O dia 17 de julho é o Dia Mundial dos Emojis por causa da Apple, porque seu emoji de calendário traz a data “17 JUL”. A escolha ocorreu porque o iCal, que é o calendário da Apple, foi lançado neste dia, no ano de 2002. Desde o dia 17 de julho de 2014, o membro do consórcio Unicode e criador da Emojipedia, Jeremy Burge, declarou que a data seria o Dia Mundial do Emoji.

Imagem ilustrativa da imagem ESPECIAL EMOJIS |  Paixão Digital: Você sabia que dia 17 de julho é o Dia Mundial dos Emojis?
| Foto: Folha Arte

Mas a história do emoji é muito mais antiga. No meio dos anos 1990 floresceu uma febre entre os adolescentes nipônicos para poderem se comunicar. Conhecido pelos japoneses como pokeberu, um neologismo criado com a junção das palavras pocket (bolso) e bell (sino ou campainha), eram conhecidos em países anglófonos como pagers e aqui no Brasil como bipe. Inicialmente eles foram projetados apenas para receber mensagens numéricas, mas em 1995 uma empresa da terra do sol nascente criou uma maneira de transformar as mensagens numéricas em caracteres japoneses nesse aparelho.

A resposta da NTT Docomo, no ano seguinte, foi acrescentar um símbolo de coração a cada vez que as pessoas digitassem os números 88 ou 89. Esse diminuto desenho foi o precursor do emoji. Foi a primeira vez que uma imagem foi disponibilizada para comunicação em um dispositivo eletrônico móvel. Mas por um erro de julgamento a DoCoMo removeu o recurso para priorizar o uso de ideogramas japoneses e o alfabeto latino, visando o mercado executivo. Logo os usuários migraram para a concorrente, a Tokyo Telemessage, que mantinha o recurso.

A operadora de telefonia japonesa SoftBank, conhecida na época como J-Phone, lançou o telefone celular SkyWalker DP-211SW no dia 1º de novembro de 1997, com os primeiros 90 emojis da história
A operadora de telefonia japonesa SoftBank, conhecida na época como J-Phone, lançou o telefone celular SkyWalker DP-211SW no dia 1º de novembro de 1997, com os primeiros 90 emojis da história | Foto: Reprodução/J-Phone (SoftBank)

Posteriormente a operadora de telefonia japonesa SoftBank, conhecida na época como J-Phone, lançou o telefone celular SkyWalker DP-211SW no dia 1º de novembro de 1997, com os primeiros 90 emojis da história, mas quem os criou se perdeu na linha do tempo. Foi ela que criou um dos emojis mais populares até os dias de hoje, o de “monte de cocô”.

Imagem ilustrativa da imagem ESPECIAL EMOJIS |  Paixão Digital: Você sabia que dia 17 de julho é o Dia Mundial dos Emojis?

Em 22 de fevereiro de 1999, a DoCoMo lançou um serviço inovador para a época, o I-mode, que dividia os dados pela rede celular e digital em pacotes. Mas o serviço só permitia o uso de 250 caracteres, o que tornava a comunicação um desafio. Como se expressar efetivamente, mas com essa limitação? Na equipe que desenvolveu o produto havia um funcionário chamado Shigetaka Kurita, que decidiu criar seu próprio conjunto de 176 emojis. Durante muito tempo Kurita foi considerado o pai dos emojis, mas, em um tuíte publicado no dia 3 de janeiro do ano passado, ele mesmo admitiu que o SkyWalker DP-211SW já possuía um conjunto de emojis antes de sua criação.

Em 1999 Shigetaka Kurita decidiu criar seu próprio conjunto de 176 emojis.
Em 1999 Shigetaka Kurita decidiu criar seu próprio conjunto de 176 emojis. | Foto: Reprodução/NTT DoCoMo

Aqui no Brasil as pessoas começaram a se familiarizar com as carinhas para se comunicar em 2003, quando houve o lançamento do MSN Messenger 6 para computadores, que transformava emoticons (baseados em sinais do teclado) em desenhos. Possuía 30 imagens dessas disponíveis.

O emoji mais usado segundo o site emojitracker é o 'Chorando de Rir"
O emoji mais usado segundo o site emojitracker é o 'Chorando de Rir" | Foto: iStock

Em 2007, a Apple lançou o primeiro iPhone e sua parceira no Japão na época foi a SoftBank. Ciente da popularidade daqueles diminutos desenhos no Japão, eles se basearam naquele conjunto de 90 emojis que a SoftBank havia criado no passado para colocar na sua versão do iPhone, mas inicialmente eles ficavam escondidos para os ocidentais, mas amplamente divulgados no mercado japonês.

Imagem ilustrativa da imagem ESPECIAL EMOJIS |  Paixão Digital: Você sabia que dia 17 de julho é o Dia Mundial dos Emojis?
| Foto: iStock

Em 2010 o emoji é finalmente padronizado pelo consórcio Unicode, que é uma corporação sem fins lucrativos dedicada a desenvolver, manter e promover a padronização internacional dos programas e dados. O Unicode 6.0 disponibilizou um conjunto de emojis com 994 caracteres.

Em 2011 a Apple lança seu sistema operacional para dispositivos móveis iOS 5, com o teclado virtual de emoji finalmente disponível globalmente. Isso popularizou o uso do emoji mundialmente.

Imagem ilustrativa da imagem ESPECIAL EMOJIS |  Paixão Digital: Você sabia que dia 17 de julho é o Dia Mundial dos Emojis?

A difusão de seu uso foi tão grande que em 2015 o Dicionário Oxford, da língua inglesa, elegeu pela primeira vez um pictograma como a palavra do ano. A imagem escolhida foi o emoji que representa uma face com lágrimas de alegria..

Este ano usuários do aplicativo de mensagens chinês WeChat driblaram a censura chinesa sobre a covid-19 transformando uma entrevista do diretor de emergência do Hospital Central de Wuhan em emojis. Ele foi o primeiro médico a repassar informações sobre a doença misteriosa que veio a ser conhecida como covid-19.

CONTINUE LENDO COMO OS EMOJIS REPRESENTAM NOSSAS EMOÇÕES :

- O emoji possibilita uma comunicação mais complexa