A Escola Municipal América Sabino Coimbra, no Conjunto Habitacional Vista Bela, em Londrina, recebeu nesta terça-feira (16) o Urânia Planetário Móvel, um cinema imersivo sobre astronomia para difundir ciência aos alunos e incentivar o aprendizado. O projeto conta com um domo de aproximadamente 7 metros de diâmetro, acomoda 60 pessoas por sessão e tem mídia específica para oferecer experiências sonoras e visuais com duração de 45 minutos cada.

"É um ambiente mágico, onde o universo toma vida em frente aos olhos dos espectadores. Especialmente projetado para simular o céu ou para fazer viagens intergalácticas emocionantes", diz o site do projeto. Atualmente, são quatro unidades no Brasil atendendo Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Norte.

"O Planetário Urânia presta atendimento às escolas e instituições para levar a astronomia até os alunos, para as pessoas terem noção um pouquinho do nosso universo, já que muitos desses assuntos estão ligados à grade curricular que estão estudando, como o sistema solar", afirma um dos organizadores, Rogério Bortoloto, natural de Americana (SP), que trabalha como astrônomo há aproximadamente 10 anos.

Rogério Bortoloto, um dos organizadores do Urânia Planetário Móvel, apresentando o projeto para as crianças dentro da cúpula
Rogério Bortoloto, um dos organizadores do Urânia Planetário Móvel, apresentando o projeto para as crianças dentro da cúpula | Foto: Pamela Destacio

Nesta ocasião, cerca de 800 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, incluindo o público da EJA (Educação de Jovens e Adultos), matriculados na instituição, puderam apreciar um espetáculo interativo em três períodos diferentes: manhã, tarde e noite. Os conteúdos são transmitidos através de ferramentas pedagógicas para despertar a emoção dos alunos. Com programas pré-gravados, os temas abordados possuem linguagem adequada para cada faixa etária e com mensagens de fundo específicas.

A diretora auxiliar da escola, Carolina Franciele Domingues Lino, contou que essa foi a primeira vez que realizaram um evento parecido com os alunos, que participaram curiosos e animados. "É um público em vulnerabilidade social e econômica, então é importante essa experiência porque muitos deles não têm condições de ir a um cinema, e o planetário proporciona isso porque é um show de imagens", explica.

Foi solicitado o valor de R$ 10 por aluno para custear as despesas da atividade. A APM (Associação de Pais e Mestres) da escola arcou com o restante daqueles que não tiveram condições financeiras, para que todos pudessem participar.​

Imagem do sistema solar transmitida de dentro da cúpula
Imagem do sistema solar transmitida de dentro da cúpula | Foto: Pamela Destacio