A São Paulo Fashion Week começou nesta segunda-feira, 13, e mostra que dará espaço para modelos masculinos mais autênticos e exóticos. Nesse momento em que a moda busca cada vez quebrar padrões, seja de beleza ou de gênero, os rapazes com biotipo "elfo" despontam nas passarelas.

Ao comentar as belezas masculinas desta edição da SPFW, a diretora-geral da Joy Model, Liliane Gomes, ressalta que outros aspectos estão se tornando relevantes. "Vivemos um momento de muita diversidade e a personalidade dos modelos é determinante. Escolhemos rostos que representam os movimentos atuais da sociedade".

Sobre a consolidação desse perfil de beleza que traz referências dos contos mitológicos, Liliana cita modelos longilíneos, com fios compridos ou cortes de cabelo fora dos padrões. "Eles têm uma beleza que não é nem muito masculina, nem muito feminina, como se fossem elfos. É um padrão de beleza moderno", diz.

"Os homens também estão se dando o direito de ser quem eles são, sem se sentirem obrigados a representar o macho, o masculino tradicional. Eles estão se sentindo livres para serem desejados mesmo sem ter barba, sendo magros e com cabelos compridos. A mulher está conquistando o feminismo e o homem está conquistando o espaço de poder se sentir feminino também", diz Liliana.

Anderson Baumgartner, proprietário da Ford Models Brasil, acredita que nesta temporada não terá meio-termo quando o assunto é o perfil de beleza masculina. Na opinião dele, os modelos estarão divididos entre o perfil andrógino e o homem sexy. "A escolha depende do público-alvo da marca, com qual tipo de consumidor o estilista quer gerar identificação".