Para quem deseja fazer um trabalho voluntário mas acha que não tem nenhuma habilidade para trabalhar com crianças ou idosos nem tem recursos para doar alimentos ou roupas, saiba que tempo e conhecimento são importantes formas de voluntariado.

Rafael Carvalho Neves dos Santos, vice-presidente do Observatório de Gestão Pública de Londrina, explica que a entidade é formada apenas por voluntários e que sempre está precisando dos mais diversos tipos de conhecimento.

"Toda nossa diretoria é voluntária e temos mais de cem voluntários associados. Qualquer pessoa que tenha algum conhecimento pode nos ajudar na fiscalização: donas de casa, advogados, mecânicos, jornalistas. Esse é o nosso maior trunfo, pois não temos como pagar por pareceres técnicos", explica.

Quem doa seus conhecimentos para o Observatório irá ajudar na análise de documentos e fiscalização de obras. Santos explica que os voluntários atuam tanto de forma pontual, analisando os documentos, como podem também se tornar voluntários permanentes e, inclusive, participar das reuniões semanais.

"Não exigimos um tempo mínimo de dedicação semanal, a pessoa nos auxilia quando quiser e quanto puder. É um trabalho muito importante e muito gratificante também, porque através dessa fiscalização conseguimos economizar recursos públicos, é possível observar os resultados muito rapidamente. Já tivemos o caso de um voluntário que nos apontou o valor de lâmpadas de emergência que seriam usadas em escolas, conseguimos economizar entre R$ 10 mil e R$ 20 mil de recursos públicos", conta Santos.

Mesmo pessoas sem formação universitária podem colaborar. Segundo o vice-presidente, as licitações exigem todo tipo de conhecimento, desde aquele técnico até o conhecimento do valor de produtos. Os únicos empecilhos para ser um voluntário do Observatório é a filiação política e ocupar cargos comissionados. "Essas pessoas podem participar das nossas reuniões, mas não da análise das licitações", explica.

Serviço:
Para se tornar um voluntário, inscreva-se no site www.observatoriolondrina.org.br ou pelo telefone (43) 3324-1414