Imagem ilustrativa da imagem Do tempo da tataravó
| Foto: Ricardo Chicarelli
Geraci Balarotti Carvalho e a neta Juliana Carvalho Lopes: receita precisa da ajuda dos familiares para rechear e dobrar a massa


Como bons descendentes de italianos, quando a família da administradora Juliana Carvalho Lopes se reúne não falta comida saborosa e farta. Uma das receitas obrigatórias é do capeletti. Com recheio de frango e carne de boi, os pequenos chapeuzinhos de massa podem ser servidos com molho de tomate ou com o brodo, um caldo substancioso e reconfortante.

Geraci Balarotti Carvalho, avó da administradora, conta que a receita foi aprendida com sua avó e sempre é feita com a ajuda dos familiares, já que o processo de rechear e dobrar a massa é realizado de forma artesanal, um por um.

"Às vezes minha avó resolve fazer capeletti, telefona e chama todo mundo para ir ajudar. No inverno nos reunimos para cozinhar e depois cada um leva seu pacotinho para casa, para congelar e comer depois. Por ser uma receita bastante tradicional em nossa família, respeito os temperos originais, porque é isso que todos querem, sentir aquele gostinho de como minha tataravó fazia. Mas me permito mudar um pouco as proporções de alguns outros ingredientes, a forma de apresentar o prato", diz.



Capeletti ao brodo



Ingredientes

Massa

- 500 gramas de farinha de trigo
- 5 ovos
- Água (se necessário)

Recheio

- 500 gramas de carne de frango (coxa e sobrecoxa)
- 250 gramas de carne de boi (Patinho)
- 80 gramas de farinha de rosca
- 100 gramas de queijo parmesão ralado
- 1 ovo
- Salsinha e cebolinha a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Noz moscada a gosto

Modo de preparo

Massa

Misturar a farinha e os ovos, e sovar por aproximadamente 5 minutos. Acrescentar água apenas se a massa precisar de um pouco mais de umidade (ponto para cilindrar). Envolver a massa num plástico e deixar descansar, na geladeira, por uns 30 minutos. Após o descanso, abrir a massa em lâminas finas, cortar quadrados de aproximadamente 5x5cm, rechear e fechar os capelettis.

Recheio

Refogar o frango e a carne separadamente com cebola, alho e os temperos da preferência. Separar a carne de frango do osso e pele. Processar as carnes de frango e boi juntas até formar uma pasta. Num recipiente juntar à pasta de carnes, a farinha, o queijo ralado, o ovo, o cheiro verde e temperar com sal, pimenta e noz moscada a gosto.

Para servir o capeletti ao brodo: usar o caldo do cozimento do frango e temperá-lo com sal, pimenta, queijo e cheiro verde.

Para servir o capeletti com molho: fazer um molho de tomate consistente e "pedaçudo". Ou a massa pode ser servida com vários outros tipos de molhos.

Congelar: os capelettis podem ser congelados. Para isso, disponha-os em uma assadeira, de modo que não fiquem sobrepostos. Depois de congelados armazene-os em um saquinho plástico bem fechado. Se for servir com molho, cozinhe os capelettis em água quente com sal, escorra e coloque o molho. Caso vá servir com o brodo, os capelettis devem ser cozidos diretamente no caldo.