| |

Folha Mais 5m de leitura

Digna de reis

ATUALIZAÇÃO
10 de outubro de 2017

Érika Gonçalves<br>Reportagem Local
AUTOR

Mesas banquete no Empório Guimarães: mudança no layout das festas



Sub utilizada durante vários anos, a mesa banquete está de volta aos casamentos e outras festas. De vários comprimentos, pode acomodar de dez a 50 convidados ou mais, conforme o ambiente. Patrícia Guimarães, proprietária do Empório Guimarães, conta que esse tipo de mesa é a última tendência e tem sido bastante solicitada. "A mesa banquete muda o layout da festa. Geralmente se usava a redonda, hoje fazemos uma mistura entre os estilos, o que traz um ar mais contemporâneo e mais limpo. Além disso, é bacana colocar mais pessoas na mesa", explica.

O assessor de eventos Marco Bispo diz que a mesa banquete nunca deixou de ser usada, mas agora se tornou uma forte tendência. "Usávamos mais principalmente para a mesa dos noivos ou para a dos familiares, como pais, tios, avós e padrinhos. Hoje ela pode ser usada apenas para o casal, ou acomodar também os pais. Ou podemos usar a mesa dos noivos e outra para os pais e seus convidados. Geralmente usamos de quatro a seis mesas banquete e as demais redondas. O desenho da festa fica mais bonito. Além disso a decoração desse tipo de mesa também é diferente, podemos usar uma longa floreira, que pegue toda a mesa, ou intercalar arranjos de flores e de velas", explica.

Como nem todos os convidados podem se sentir à vontade sentando ao lado de um desconhecido, o assessor lembra que nesses casos é interessante marcar os lugares à mesa de acordo com os convidados.

Para vários ambientes, as longas mesas propiciam interação



"Já fizemos um evento com mesa para 50 convidados. Nem todos gostaram porque se sentaram com quem não conheciam, mas muitas vezes o objetivo é justamente trazer mais integração", conta Patrícia Guimarães.

Marco Bispo aponta que os jovens gostam de usar as mesas redondas, porque se sentam ao lado dos outros convidados e também têm mais mobilidade. "Eles não gostam de se sentar frente à frente. É importante na hora de distribuir os lugares de sempre colocar pessoas conhecidas próximas. Se eu uso a ponta da mesa, me asseguro que ao lado irá sentar alguém conhecido desse convidado, por exemplo, colocando um homem na ponta e sua esposa na lateral", ensina.

Mas não só em casamentos a mesa banquete pode ser usada. Bodas e aniversários de 15 anos também permitem mobiliário diferente. Bispo conta que até em formaturas a mesa pode estar presente. "Em 15 anos podemos colocar a debutante e seus pais, ou ainda os irmãos e os avós."



Embora muitas pessoas possam ter participado de recepções em que a mesa banquete era acompanhada de bancos, o assessor lembra que eles não são indicados, a menos que a festa seja bastante rústica, já que por não terem encosto se tornam desconfortáveis.

Já o serviço pode ser à francesa, americana ou inglesa. Guimarães explica que à inglesa é mais elegante, mas o serviço à americana cria mais informalidade. "Cada um se serve quando quiser, nem todos podem querer jantar no mesmo momento. Porém, quando a mesa é muito grande o serviço à inglesa se torna mais cômodo, pois as pessoas se sentam mais próximas."

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS