"A proposta é utilizar bons ingredientes e oferecer uma alimentação diferenciada, de restaurante, ao mesmo tempo em que entrega equilíbrio", diz Fernanda Boni, da Boni Dieta Gourmet
"A proposta é utilizar bons ingredientes e oferecer uma alimentação diferenciada, de restaurante, ao mesmo tempo em que entrega equilíbrio", diz Fernanda Boni, da Boni Dieta Gourmet | Foto: Anderson Coelho


Uma pessoa tem um hobby. Um dia ela é demitida do trabalho e não se recoloca no mercado. A alternativa é tornar a paixão em projeto de negócio e arriscar. A história parece ter saído de livro de autoajuda, mas foi o que aconteceu com a jornalista Fernanda Boni, que investiu em produção de alimentação saudável congelada após ser demitida do emprego. O amor pela cozinha aplicado ao segmento fitness foi uma aposta certa que caminha para a expansão.

"No dia que eu fui mandada embora, sete pessoas me ligaram fazendo a proposta de abrir um negócio de comida comigo, sabiam que eu gostava de cozinhar", conta. Mas a questão não era apenas o saber cozinhar, Boni sabia a mágica de preparar comidas saudáveis com bom paladar, o que aprendeu experimentando. "Depois de ter a minha filha eu decidi que queria emagrecer. Fui a uma nutricionista e perdi 12 kg adaptando as receitas na minha casa", menciona.

Já são dois anos substituindo os ingredientes. "A gente fala comida fit, mas é o que? Comida saudável. Arroz, feijão, carne, batata, salada... Hoje, dificilmente vou fazer uma sobremesa gorda, com açúcar, creme de leite, porque aprendi a usar ingredientes que são tão gostosos quanto e fazem bem à saúde", explica.

Vendo a dificuldade de outras pessoas na adaptação das dietas, encontrou seu novo ofício. Há quase um ano, abriu a Boni Dieta Gourmet, que produz lanches, sopas, doces e marmitas congeladas saudáveis a pronta-entrega. A empresa vende aproximadamente 200 kits de marmitas por semana, conta com seis funcionários e está abrindo uma nova unidade em Maringá (Centro-Norte).

"Não é moda, é algo que realmente veio para ficar, porque as pessoas estão se conscientizando que é preciso comer com saúde, porém, elas tinham (e ainda têm) preconceito de que para comer bem tem que comer coisa ruim, mas muitos clientes compram nossa comida pela praticidade, pelo sabor, e não porque estão de dieta", afirma. A proposta é utilizar bons ingredientes e oferecer uma alimentação diferenciada, de restaurante, ao mesmo tempo em que entrega equilíbrio, por isso o nome Dieta Gourmet.

Além do dom, para iniciar no mercado a jornalista procurou ajuda técnica. "Falando em mercado fit, eu considero uma leviandade ter uma empresa de comida saudável sem ter a orientação de um especialista", diz Fernanda, que contratou uma nutricionista especialista em gastronomia para fazer o balanceamento das refeições. Outra preocupação é a embalagem, livre de bisfenol, própria para ir ao freezer e ao micro-ondas. As marmitas duram 90 dias em congelamento e três dias na geladeira.

Une o útil, o agradável e o prático para conquistar clientes que estejam buscando vida mais saudável sem sacrifício. Assim, vende as marmitas por unidade ou por assinatura mensal, adquirindo o kit de várias refeições para o dia a dia. "As pessoas não estão mais querendo fazer dieta e comer qualquer coisa por um período. Elas querem uma refeição que vão consumir para sempre ou por um período maior", menciona. É a reeducação alimentar entrando na cultura de quem busca uma vida saudável. Um nicho no mercado que ainda tem muito a ser explorado. (L.T.)