No próximo dia 20 (sábado) , cerca de 1,5 mil ciclistas de várias partes do Brasil, estarão juntos para pedalarem 120 km em um percurso que se insere na colonização norte paranaense. Será quinta edição, da A Rota das Catedrais, que liga Londrina à Maringá em um roteiro de contemplação por sete igrejinhas construídas por imigrantes ao longo de um trajeto rural de 90 km.

Cristiano Souza Gimenez é engenheiro agrônomo em Dourados, no Mato Grosso do Sul, participa pela segunda vez. "Além do desafio do pedal, o trajeto que passa pelas capelas e belas paisagens da região, é uma experiência única que traz uma energia fantástica. O percurso é bem desafiador já que estou acostumado a um relevo bem mais plano em relação a esta região do Paraná. Mas nos sentimos sempre bem amparados pela organização, com excelentes e estratégicos pontos de apoio”, afirma Gimenez.

Outro participante é Pedro Mora, de Maringá, no Paraná. Conta que mesmo com 77 anos, ele participa da Rota desde a primeira edição. “Me sinto bem no meio de tantos atletas e de novas oportunidades de amizades. Com essa experiência de ter participado de tantas edições, tenho o prazer de orientar os participantes que enfrentam o desafio pela primeira vez. O trajeto longo, com muitas subidas, exige treinamento e preparado físico e psicológico. A dica é ingerir bastante água e isotônico, e se alimentar com amendoim salgado e barra de cereal. Outra recomendação é iniciar a Rota com cautela e aumentar a velocidade aos poucos”, salientou.

Leia Também:

Cohab atende recomendação do MP e republicará edital de teste seletivo

Biblioteca da zona norte está fechada por causa de reforma

Após quatro rodadas, Série B já tem seis mudanças de técnicos

O professor de artes marciais, Gilcley Antônio de Jesus, também vai repetir o trajeto já realizado no ano passado. “Quero superar os meus limites. Esse percurso é muito top, uma experiência única, com pontos de apoios bem distribuídos e paisagens maravilhosas, com tudo muito bem-sinalizado”, destacou Jesus.

Já Fabio de Barros França, que é de Boa Viagem, no Recife, em Pernambuco, e está morando em Curitiba, a Rota das Catedrais será a oportunidade para vivenciar o norte do Paraná. “Sempre gostei de fazer pedais longos, mas ainda não conheço Londrina e nem Maringá. Participar deste evento será uma boa forma de conhecer um pouco das duas cidades e da história da colonização local”, relatou França.

Karollina de Araújo Paião, é empresária e atleta de ciclismo em Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul. Ela também estará entre os participantes da Rota das Catedrais em 2023 pela primeira vez. “Quero apreciar o percurso e me desafiar a todo momento. Minha meta é realizar todas as subidas sem descer do pedal. Pretendo zerar todas elas”, confessou.

Por entre as belezas naturais, a Rota das Catedrais é um evento de superação sendo vencedores todos os que cruzam a linha de chegada dentro das 10 horas do evento. A largada será às 7 horas da catedral de Londrina em direção à catedral de Maringá, com horário de chegada previsto até 17 horas. A organização é da P14 Sport.(Com informações assessoria).

Serviço

Rota das Catedrais 2023

Quando: 20 de maio de 2023 (sábado).

Onde será a Largada/Concentração: Catedral Metropolitana de Londrina.

Qual o horário que começa a Concentração: 5h30.

Horário Largada: 7h.

Onde será a Chegada/Arena: Estacionamento da Catedral de Maringá.

Horário final para receber os participantes na Arena: 17h30.