| |

Folha Mais 5m de leitura

#(Des)afetos de Bolsonaro e as novidades dos "Óscares"

ATUALIZAÇÃO
23 de novembro de 2020

Bruno Codogno (estagiário)*
AUTOR

#Carol Solberg 

A atleta do vôlei Carol Solberg foi absolvida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após ter sido advertida em 1ª instância por se posicionar politicamente durante o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. Solberg gritou “fora Bolsonaro” após o término de uma partida valendo o bronze do torneio. Depois de toda a mobilização nas redes sociais em defesa da atleta, os internautas voltaram a manifestar apoio à jogadora de vôlei após o STJD rever e derrubar a primeira decisão, na segunda-feira (16), e retirar a advertência. Os internautas cobraram por mais liberdade de expressão no meio esportivo e defenderam o posicionamento político de atletas. 

#O Oscar dos Games 

Um dos assuntos mais comentados do entretenimento foi a divulgação dos indicados para as premiações do “The Game Awards 2020”, o evento anual conhecido como o “Oscar dos videogames”. A premiação é dividida entre diversas categorias como “Melhor Trilha Sonora”, “Melhor Direção”, “Melhor Atuação”, “Melhor Direção de Arte”, dentre outras, até a escolha principal e última do evento: o anúncio do vencedor do título "Melhor Jogo do Ano”. A direção do evento encabeçada pelo jornalista Geoff Keighley divulgou todos os indicados às premiações e os internautas comemoraram alguns anúncios, criticaram outros e principalmente debateram sobre a possibilidade de “The Last of Us Part II”, um dos jogos mais polêmicos e divisivos dos últimos anos, se tornar o novo “GOTY” (apelido e abreviação de “Game of the Year”, ou jogo do ano). 

 

#Bárbara Paz no Oscar 2021 

O filme “Babenco - Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou" foi escolhido para representar o Brasil nas premiações do Oscar 2021. "Babenco" conta a história de vida e das obras do cineasta Hector Babenco, responsável por filmes como "Carandiru" (2001) e “Pixote” (1981), que morreu em 2016 por conta de um câncer. A atriz e diretora Bárbara Paz foi casada com Babenco e é responsável pelo longa-metragem indicado pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. O assunto foi um dos principais tópicos na semana e os internautas exaltaram a indicação e já começaram com a torcida por uma vitória brasileira no Oscar do próximo ano. Algumas publicações também reparam no currículo de Bárbara Paz: premiada em Veneza, experiência de longa-data no teatro e vencedora da Casa dos Artistas. 

#Amapá ainda sem luz 

Um novo apagão em diversas cidades do Amapá gerou muita revolta nas redes sociais a partir de terça-feira (17). Conforme a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), a queda na distribuição de energia se deu por um curto circuito na usina hidrelétrica Coaracy Nunes. Dos 16 municípios do Estado, 13 seguem sem energia elétrica. Ainda, o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), publicou um decreto que proíbe manifestações em todo o Estado. Nas redes sociais, o assunto foi comentado ao longo de toda a semana em tom de revolta. Enquanto parte das pessoas cobraram por resoluções do Estado, outras debateram a relação da falta de energia com a privatização: seria essa a causa ou a solução para o problema? Ainda, outras pessoas preferiram cobrar por ações do Governo Federal, ou pelo menos por uma postura mais séria frente essa crise. 

 

#Elogios verdadeiros?

Uma publicação de Jair Bolsonaro chamou a atenção nas redes sociais: um vídeo em que Vladimir Putin, presidente da Rússia, elogia as “qualidades masculinas” do presidente do Brasil. O vídeo é um recorte da reunião da cúpula do Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, em que Putin direciona a finalização da fala com elogios a Bolsonaro e sua postura frente à crise da Covid-19. Nas redes sociais, a repercussão foi polarizada: apoiadores do presidente exaltaram o relacionamento entre os dois países enquanto os críticos atacaram a forma como os apoiadores tratavam da Rússia antes da troca de elogios. Seria Putin de “direta ou esquerda”? Com o volume de publicações e tudo que foi escrito a respeito, é impossível saber através do Twitter. 

 

#Covid-19 

O aumento na média móvel de contágio pelo coronavírus no território brasileiro voltou a ter atenção nas redes sociais. O consórcio de veículos de imprensa em conjunto com as secretarias estaduais de Saúde divulgou um levantamento, concluído na terça-feira (18), que chegou à média móvel de 557 mortes em sete dias a partir de 12 de outubro. O valor representa um crescimento nas mortes, que vinha tendo baixa desde outubro.

 

Nas redes sociais, diversas pessoas demonstraram desespero pela situação enquanto outras criticaram as medidas de prevenção adotadas no Brasil: “não houve isolamento social de verdade”, criticou uma internauta. A discussão se acirrou após a conta oficial do Ministério da Saúde apagar uma postagem alguns instantes após a publicação. A mensagem defendia o isolamento como principal medida para o controle do contágio.

*Supervisão: Patricia Maria Alves

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS