Cultivando o equilíbrio com as plantas
Agrônoma e analista de sistemas dedica-se a estudar os efeitos das plantas sobre a saúde das pessoas, compartilhando o conhecimento pela web
PUBLICAÇÃO
sábado, 23 de março de 2019
Agrônoma e analista de sistemas dedica-se a estudar os efeitos das plantas sobre a saúde das pessoas, compartilhando o conhecimento pela web
Erika Gonçalves - Grupo Folha 

A ligação da agrônoma e analista de sistemas Danielle Valduga Terciotti com as plantas vem desde a infância e aprendeu cedo a valorizar o contato com a natureza. A faculdade de engenharia agronômica foi uma consequência natural porém, ela conta que se decepcionou um pouco com a abordagem do curso - mais voltado ao comercial e acabou mudando de área.
Depois de ganhar algumas mudas de plantas medicinais da sogra para vender, passou a cultivar plantas que são vendidas no Quintal da Vó Tatau, na zona sul de Londrina. Também se dedica a estudar os efeitos das plantas sobre a saúde e faz uma especialização em Terapia Vibracional Quântica. Hoje busca se tratar com produtos naturais sempre que possível.
"Eu estudava muito para concurso e tinha muitas crises de enxaqueca. Foi então que resolvi estudar sobre as plantas e minhas crises diminuíram de número e de intensidade. Minhas dores nas costas também melhoraram. Tosses eu trato com chás. Depois resolvi estudar sobre o câncer, pois perdi minha mãe com essa doença. Aprendi muito com vizinhos mais antigos, a mãe da Vó Tatau também me ensinou muita coisa", conta, se referindo à avó do marido.
Esse conhecimento é compartilhado em grupos na internet formado por pessoas com histórias parecidas. Além dessa troca de cultura popular, ela diz que muito do conhecimento vem do estudo de vídeos e materiais de médicos como Lair Ribeiro e outros profissionais estrangeiros.
"Elas tiveram problemas de saúde e começaram a seguir médicos que têm um conhecimento mais abrangente e que ensinam as pessoas a se alimentar de forma correta. Assim nós tivemos resultados surpreendentes em nossa saúde e na saúde de familiares. Sentimos um enorme prazer em compartilhar esse conhecimento e o fazemos com muito amor e gratidão ao universo que nos proporcionou que tivéssemos a chance de conhecer este caminho. É uma corrente do bem."
MUDAS
Terciotti conta que a planta mais procurada por seus clientes é o ora-pro-nobis, considerado um super alimento por ser rico em ferro e proteínas. Em seu canteiro há também plantas usadas usualmente como tempero, mas que possuem propriedades medicinais, como o orégano e o açafrão, que é anti-inflamatório.
Para quem quiser cultivar algumas mudas em casa, ela explica que cada planta tem necessidades diferente, mas de forma geral, um pouco de sol já é suficiente. "Sem sol fica difícil. Mas mesmo plantas grandes podem ser cultivadas como se fosse um bonsai, o que permite que até quem mora em apartamento tenha a sua planta", garante.


