#Monogamia mata?

A partir da repercussão da trágica morte do MC Kevin, iniciou-se uma discussão inusitada no Twitter. A socióloga-antropóloga Marília Moschkovich, ao comentar o caso na rede social, afirmou que “a monogamia mata”, e acrescentou: “é absurdo que, na nossa sociedade, a vida de qualquer pessoa valha menos do que a moral da fidelidade monogâmica”. O ponto de vista se baseou em uma matéria que informava uma suposta traição do cantor. A afirmação no Twitter foi vista como desrespeitosa por alguns internautas, devido ao momento de luto que vive Deolane Bezerra, esposa do artista. A autora da opinião precisou silenciar as notificações da postagem que, em sua grande maioria, foram compostas por críticas.

Imagem ilustrativa da imagem CPI no Twitter e no Instagram, Friends e o Arco de Darwin
| Foto: iStock

#Noite nada brasileira

Em casa ou fora de casa, classificado ou com a corda no pescoço, todos os brasileiros foram derrotados na Libertadores da América, na terça-feira. Palmeiras, Fluminense, Santos e São Paulo saíram de campo com placar adverso. Defensa y Justicia, Junior Barranquilla, The Strongest e Racing, respectivamente, foram os responsáveis pelo feito. Os dois paulistas finalistas do estadual – Palmeiras e São Paulo – pouparam jogadores para o final do campeonato. O Santos perdeu para o lanterna do Grupo C e, caso o Boca Juniors pontue hoje, o Peixe dependerá de combinação de resultados na última rodada. Já o tricolor carioca perdeu a chance de se garantir nas oitavas, mas permanece na liderança de seu grupo. Ao fim da noite de jogos, os rivais dos quatro times foram os únicos amantes de futebol com motivos para comemorar nas redes sociais.

Imagem ilustrativa da imagem CPI no Twitter e no Instagram, Friends e o Arco de Darwin
| Foto: Javier MAMANI / POOL / AFP

#No limite

No episódio de terça-feira (18), o reality show “No Limite”, da Rede Globo, exibiu a discussão entre Ariadna e Íris Stefanelli sobre um assunto importante para a sociedade: a exclusão e a falta de oportunidades para mulheres transexuais e travestis. A participante Ariadna se colocou como exemplo: citou suas tentativas de inclusão no mercado de trabalho sem sucesso, pelo preconceito dos contratantes. Ariadna exemplificou as dificuldades, para uma mulher trans e sem segundo grau completo. A artista afirmou que não teve oportunidades e a única forma de encontrar renda foi a prostituição. Íris contestou e disse que a participante “teve opção, sim”. Para não gerar um atrito maior, ambas não se alongaram na discussão. Porém, o tema virou assunto mais comentado do Twitter, durante a transmissão do programa.

Imagem ilustrativa da imagem CPI no Twitter e no Instagram, Friends e o Arco de Darwin
| Foto: Globo/Divulgação

#CPI no Twitter e no Instagram?

No último Almanaque m@is, falamos sobre o sucesso da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid na plataforma de streaming Twitch. Nessa semana, em que foram ouvidos o ex-chanceler Ernesto Araújo e o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, o sucesso da CPI migrou para outras redes sociais. O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da Comissão, abriu “caixinha de perguntas” no Instagram, para que usuários pudessem dar sugestões de perguntas para Pazuello. Na quarta-feira (19), uma pergunta feita pelo relator, segundo o próprio, era uma dúvida constante dos “internautas”. Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI, respondeu “Anotando aqui” a uma postagem no Twitter, com sugestões de perguntas para o ex-ministro. Durante o interrogatório, usuários da rede social participam da discussão, ao enviar vídeos e documentos, muitas vezes, recebidos e utilizados pelos senadores ao decorrer da própria reunião.

Imagem ilustrativa da imagem CPI no Twitter e no Instagram, Friends e o Arco de Darwin
| Foto: Sergio Lima / AFP
Imagem ilustrativa da imagem CPI no Twitter e no Instagram, Friends e o Arco de Darwin
| Foto: Warner Bros Divulgação

#Friends

Fãs da série Friends estão aguardando ansiosamente o lançamento do especial que irá reunir novamente as estrelas da série Jennifer Aniston (Rachel Green), Courteney Cox (Monica Geller), Lisa Kudrow (Phoebe Buffay), Matt LeBlanc (Joey Tribbiani), Matthew Perry (Chandler Bing) e David Schwimmer (Ross Geller). Eles voltam ao cenário original da icônica comédia nos estúdios Warner Bros para uma celebração que vai estrear dia 27 de maio. Para dar uma prévia, foi divulgado pela HBO Max nessa quarta-feira o primeiro teaser oficial, o que foi um assunto comentado em todas as redes sociais pelos fãs. Friends foi gravado de 22 de setembro de 1994 e 6 de maio de 2004, com um total de 236 episódios distribuídos nas 10 temporadas. Até hoje os cinco amigos de Nova Iorque conquistam telespectadores para ver suas aventuras, romances e piadas.

#Demi Lovato

Demi Lovato usou o primeiro episódio de seu podcast - 4D com Demi Lovato - e também suas redes sociais para anunciar que agora se identifica como não-binário. Pessoas não-binárias não se identifica com o gênero masculino ou com o feminino, adotando assim os pronomes neutros “elu/delu”. Afirmou em suas redes sociais: “Isso chegou depois de muito trabalho de cura e autorreflexão. (...) Compartilhar isso com vocês agora abre outro nível de vulnerabilidade para mim”. A notícia foi abraçada por muitos de seus fãs, mas ao mesmo tempo houveram comentários negativos e preconceituosos em suas redes sociais.

#Arco de Darwin

A formação rochosa no arquipélago de Galápagos, no Equador, nomeada pelo cientista Charles Darwin como o Arco de Darwin sofreu uma erosão e desmoronou no Oceano Pacífico nesta semana. Mergulhadores observaram enquanto o fenômeno acontecia nesta segunda-feira, dia 17. Esse processo de desgaste foi natural de acordo com o Ministro do Meio Ambiente do país. No lugar do antigo arco agora existem apenas dois pilares. A formação rochosa ganhou este nome depois que o cientista Charles Darwin visitou a Ilha de Galápagos em 1835. Estudando as aves chamadas de tentilhões, que habitavam a ilha, que ele desenvolveu a teoria de evolução das espécies. E em 1978 a Unesco declarou Galápagos como Patrimônio Mundial, devido sua fauna e flora.