| |

Episódio 2 5m de leitura

Contos da Cripto - Você já ouviu falar das MemeCoins?

Criptomoedas lançadas como piada obtiveram aumentos explosivos nos últimos anos

ATUALIZAÇÃO
01 de fevereiro de 2022

Eo Uel
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Contos da Cripto - Você já ouviu falar das MemeCoins?

Em 2015, uma criptomoeda com a imagem de um cachorro caramelo, nomeada DogeCoin, foi lançada na rede como um meme por Shibetoshi Nakamoto, apelido em homenagem ao criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto. O objetivo, segundo o criador, era fazer uma brincadeira com o mercado especulativo e com sistema monetário. 

Com uma comunidade forte e unida pelos memes, ele cumpriu sua meta, e atualmente a moeda conta com uma capitalização de mercado de 100 bilhões de reais, sendo aceita em diversas empresas, como para compras de produtos da Tesla e em ingressos na gigante de cinemas AMC, que anunciou que aceitará também, a partir de março, a sua concorrente, a Shiba Inu,  criada em 2021 para ser um “meme do meme” e que foi, no último ano, o token com maior valorização: 18.000.000%. 

Para se ter ideia da valorização da Shiba, uma pessoa que investiu 8 mil dólares, nos primeiros dias após o lançamento, realizou uma transferência de 5,6 bilhões de dólares com os lucros na Alta Histórica, no dia 25 de outubro. Após o sucesso, outros Tokens com esse tema foram criados com a esperança de seguir os mesmos passos, como o caso da BabyDoge, da DogElon Mars e da Floki Inu. 

 

Opinião dos especialistas  

O gestor de fundos privados em criptomoedas e fundador da Financial Move, Tasso Lago, acredita que esse tipo de moeda não representa valor algum e são apenas especulativas, com subidas explosivas por conta da sua grande comunidade e de pessoas que se divertem brincando com o mercado: “Pessoas como o bilionário Elon Musk acham engraçado, mas são moedas sem projetos e de capital especulativo, que é aquele que pode ser multiplicado ou pode zerar”. 

Para Andrey Nousi, CFA e fundador da Nousi Finance, algumas dessas moedas, como o caso da DogeCoin e da Shiba Inu, já apresentam alguns projetos para se desenvolverem e terem mais usabilidade, como a criação dos próprios códigos e, no caso da Shiba, a plataforma de trocas e investimentos, a ShibaSwap. 

Porém, segundo o especialista, a maioria dos Tokens criados como meme continuarão sendo apenas brincadeiras sem usabilidade: “Do ponto de vista tecnológico, ainda estão atrás de outros projetos sérios, mas a comunidade é muito grande, quando se desenvolverem, o que a maioria não conseguirá, poderão usar isso para crescer”.  

Erivelton Germano, criador de conteúdo no canal Matuto Investidor, também acredita que tais moedas foram criadas sem nenhuma base, mas que a Shiba Inu já se tornou um projeto sério por conta de seus lançamentos marcados para esse ano, como a blockchain Shibarium e o jogo baseado em NFT’s em parceria com a PlaySide Studios.

Confira a matéria no TikTok:

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS