Em 2015, uma criptomoeda com a imagem de um cachorro caramelo, nomeada DogeCoin, foi lançada na rede como um meme por Shibetoshi Nakamoto, apelido em homenagem ao criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto. O objetivo, segundo o criador, era fazer uma brincadeira com o mercado especulativo e com sistema monetário.

Com uma comunidade forte e unida pelos memes, ele cumpriu sua meta, e atualmente a moeda conta com uma capitalização de mercado de 100 bilhões de reais, sendo aceita em diversas empresas, como para compras de produtos da Tesla e em ingressos na gigante de cinemas AMC, que anunciou que aceitará também, a partir de março, a sua concorrente, a Shiba Inu, criada em 2021 para ser um “meme do meme” e que foi, no último ano, o token com maior valorização: 18.000.000%.

Para se ter ideia da valorização da Shiba, uma pessoa que investiu 8 mil dólares, nos primeiros dias após o lançamento, realizou uma transferência de 5,6 bilhões de dólares com os lucros na Alta Histórica, no dia 25 de outubro. Após o sucesso, outros Tokens com esse tema foram criados com a esperança de seguir os mesmos passos, como o caso da BabyDoge, da DogElon Mars e da Floki Inu.

Imagem ilustrativa da imagem Contos da Cripto - Você já ouviu falar das MemeCoins?
| Foto: Eo Uel

Opinião dos especialistas

O gestor de fundos privados em criptomoedas e fundador da Financial Move, Tasso Lago, acredita que esse tipo de moeda não representa valor algum e são apenas especulativas, com subidas explosivas por conta da sua grande comunidade e de pessoas que se divertem brincando com o mercado: “Pessoas como o bilionário Elon Musk acham engraçado, mas são moedas sem projetos e de capital especulativo, que é aquele que pode ser multiplicado ou pode zerar”.

Para Andrey Nousi, CFA e fundador da Nousi Finance, algumas dessas moedas, como o caso da DogeCoin e da Shiba Inu, já apresentam alguns projetos para se desenvolverem e terem mais usabilidade, como a criação dos próprios códigos e, no caso da Shiba, a plataforma de trocas e investimentos, a ShibaSwap.

Porém, segundo o especialista, a maioria dos Tokens criados como meme continuarão sendo apenas brincadeiras sem usabilidade: “Do ponto de vista tecnológico, ainda estão atrás de outros projetos sérios, mas a comunidade é muito grande, quando se desenvolverem, o que a maioria não conseguirá, poderão usar isso para crescer”.

Erivelton Germano, criador de conteúdo no canal Matuto Investidor, também acredita que tais moedas foram criadas sem nenhuma base, mas que a Shiba Inu já se tornou um projeto sério por conta de seus lançamentos marcados para esse ano, como a blockchain Shibarium e o jogo baseado em NFT’s em parceria com a PlaySide Studios.

Confira a matéria no TikTok:

@folhadelondrina 🐶 Contos #Cripto EP2 - Você já ouviu falar das MemeCoins? 🐶 / Com @kenedyoliveira98 / #Criptomoedas #DogeCoin #ShibaInu #BabyDoge #FlokiInu ♬ Technological Presentation - TimTaj