ATENÇÃO | Como fazer uma massagem cardíaca? Se você entrou nesta matéria para aplicar um RCP, então: comprima o peito da pessoa no centro do tórax com as duas mãos, em média de 100 a 120 compressões por minuto, com uma profundidade de 5 a 6 centímetros. |

***

Qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode ser vítima de uma parada cardiorrespiratória e, neste momento, cada segundo é importante para salvar a sua vida. Quem for fazer os primeiros socorros deve, imediatamente, acionar o serviço de emergência local, como o SAMU (192), e, em seguida, realizar uma massagem cardíaca, também chamada de RCP (reanimação cardiopulmonar), até a chegada dos profissionais. E como fazer uma RCP? A ação consiste em comprimir o centro do tórax da vítima com as duas mãos, a fim de recuperar a sua circulação sanguínea e evitar o óbito, mas há um ritmo necessário para isso.

A AHA (American Heart Association) recomenda uma média de 100 a 120 compressões por minuto, com uma profundidade de 5 a 6 centímetros. Para servir como guia a quem está realizando o procedimento, existem músicas que podem fazer a diferença e torná-lo ainda mais eficiente. Isto porque algumas canções possuem a frequência ideal para auxiliar o socorrista a manter a constância na atividade de emergência. A ferramenta utilizada para este cálculo na música é o metrônomo, que ajuda distinguir o o som mais acelerado do mais lento.

A música mais lembrada é "Staying Alive", da banda de pop Bee Gees. Além de possuir a quantidade necessária de BPM (batidas por minuto), traz tanto no título quanto no refrão uma mensagem motivacional quando diz: "Você está sobrevivendo". O objetivo é pressionar o peito da vítima no mesmo ritmo que as batidas da música, de forma constante e adequada, enquanto ela toca.

Pensando nisso, a FOLHA preparou a playlist "Músicas que salvam vidas", para você não apenas curtir um bom som como também ter em mãos as principais músicas com 100 a 120 repetições por minuto em um possível caso de emergência. A seleção foi inspirada na lista de reprodução "Don't Drop the Beat", da AHA.

Confira!