Imagem ilustrativa da imagem Como o sistema de buscas funciona segundo o Google

Os sistemas de classificação do Google organizam centenas de bilhões de páginas da Web no índice da Busca para fornecer os resultados mais úteis e relevantes em uma fração de segundo e apresentá-los de uma maneira que ajude você a encontrar o que está procurando.

Imagem ilustrativa da imagem Como o sistema de buscas funciona segundo o Google

Esses sistemas de classificação são compostos não por um, mas por uma série de algoritmos. Para fornecer as informações mais úteis, os algoritmos da Busca analisam vários fatores, inclusive palavras da consulta, relevância e usabilidade das páginas, conhecimento das fontes, bem como seu local e configurações. O peso aplicado a cada fator varia de acordo com a natureza da consulta.

Imagem ilustrativa da imagem Como o sistema de buscas funciona segundo o Google

Para ajudar a garantir que os algoritmos da Busca atendam a altos padrões de relevância e qualidade, temos um processo rigoroso que envolve testes em tempo real e milhares de avaliadores externos de qualidade da Pesquisa treinados no mundo todo.

Imagem ilustrativa da imagem Como o sistema de buscas funciona segundo o Google

Esses avaliadores de qualidade seguem as rígidas diretrizes que definem nossas metas para algoritmos da Pesquisa e estão disponíveis publicamente para qualquer pessoa.

Sobre Conteúdo inadequado?

Se você estiver usando a Busca no trabalho, com crianças ou para si mesmo, o SafeSearch pode ajudar a filtrar conteúdo sexualmente explícito dos seus resultados.

Quando o SafeSearch está ativado, ele ajuda a filtrar conteúdo explícito nos resultados da Busca do Google para todas as suas consultas de imagens, vídeos e sites.

Imagem ilustrativa da imagem Como o sistema de buscas funciona segundo o Google

Além disso, o Google está anunciando uma série de melhorias na Busca, que graças aos mais recentes recursos de aprendizado de máquina, consegue melhorar sensivelmente o entendimento das consultas dos usuários.

Mas o que as pessoas tanto pesquisam ?

No Brasil, em 2018, os assuntos em alta em comparação com 2017, segundo o Google Trends:

BUSCAS

  • 1 Copa do Mundo
  • 2 Big Brother Brasil
  • 3 Eleições 2018
  • 4 Jair Bolsonaro
  • 5 Horário de Brasília

COMO FAZER

  • 1 Como fazer slime?
  • 2 Como fazer figurinhas no WhatsApp?
  • 3 Como fazer gasolina?
  • 4 Como fazer crepioca?
  • 5 Como fazer perguntas no Instagram?

O QUE É?

  • 1 O que é fascismo?
  • 2 O que é intervenção militar?
  • 3 O que é lúpulo?
  • 4 O que é Ursal?
  • 5 O que é Corpus Christi?

Mas qual a diferença entre ser o mais buscado e estar em alta?

Os termos em alta são aqueles que em determinado período foram alvo da curiosidade de muitas pessoas, mas não necessariamente são os mais buscados nesse mesmo intervalo de tempo.

O Google Trends também tem outras listas: Por quê?, Acontecimentos, Celebridades, Séries, Programas de TV e novelas, Tecnologia, Mortes, Esportistas, Virou Meme e Filmes.

Em outros intervalos de tempo, como um mês determinado, ou ainda em uma região ou cidade específica não é possível fazer a busca por assuntos, mas é possível ver o termo de maior interesse em determinado dia.

Por exemplo: Se clicarmos no termo "Copa do Mundo", podemos ver um gráfico sobre os períodos de tempo e qual foi o grau desse interesse. O interesse maior, de 100, foi no período de 24 a 30 de junho de 2018.

Olhando o interesse por sub-região, vemos que Santa Catarina foi onde ele chegou ao índice máximo de 100. O Paraná ficou em quarto lugar, com um interesse de 93. Clicando em Paraná, vemos as cidades com maior interesse, por ordem decrescente. Marechal Cândido Rondon ficou com 100, seguida por Dois Vizinhos, com 90 e Rolândia em terceiro, com 88. Londrina aparece em 26º, com índice de busca de 75.

Os índices são fechados após a meia noite, portanto as posições podem mudar. No dia da redação desta matéria, por exemplo, a maior tendência do dia até o final da tarde era "Ebserh", com mais de 100 mil pesquisas e se referia a um concurso. No dia anterior, a maior tendência tinha sido "Cruzeiro", se referindo às mudanças no time, com mais de 1 milhão de pesquisas.