Durante o recesso escolar, é comum que escolas ofereçam atividades especiais para as crianças – programação que pode incluir desde brincadeiras até oficinas, podendo ser abertas ao público ou restritas aos alunos. No entanto, essas programações vão além da proposta de diversão, desempenhando também um papel importante no desenvolvimento socioemocional, cognitivo e de autopercepção, já que são planejados por educadores especializados.

A recreação coopera para um estilo de vida mais saudável, além de favorecer vivências sobre o mundo e estimular o desenvolvimento físico e pessoal. Os programas de férias também incentivam a criatividade, através de oficinas de arte, exploração de diferentes materiais e técnicas de arte, ampliando as possibilidades de expressão e estimulando a imaginação das crianças e adolescentes.

Vanusa Maganha, Coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Anglo Chácara Santo Antônio, destaca a importância dessas atividades e lista os principais benefícios.

Segundo ela, com uma abordagem pedagógica adequada, as colônias de férias se tornam um ambiente propício para a socialização, fortalecimento de vínculos afetivos e o desenvolvimento de uma convivência ética entre os participantes. Confira os principais pontos!

Leia Também:

Férias de julho: pensando no bem-estar dos pets

Cinema em clima de férias: estreias animam criançada

1. Estimula a socialização

Nas colônias de férias, as crianças são incentivadas a participar de uma rotina favorável ao fortalecimento de vínculo afetivo através do brincar e reforçam uma convivência ética. “Novas amizades podem acontecer e as experiências lúdicas desse período tendem a ampliar as relações apoiadas na coletividade e nas trocas entre pares”, afirma a coordenadora.

2. Trabalha o desenvolvimento corporal

Jogos, incluindo brincadeiras de rua e brincadeiras tradicionais, oportunizam os movimentos corporais e o desenvolvimento de habilidades sociais. Essa prática contribui para p bem-estar dos participantes.

3. Incentiva a criatividade

A programação muitas vezes inclui oficinas de arte, nas quais as crianças têm a oportunidade de explorar diferentes materiais, cores, texturas e técnicas de artesanato. Essas atividades estimulam a criatividade e ampliam as possibilidades de expressão e imaginação das crianças e adolescentes.

4. Cria memórias afetivas para toda vida

“As vivências e trocas em um ambiente favorável e preparado para o brincar, criar e experimentar registram memórias de valor imensurável”, afirma Vanusa.

Chácara Camp

Colocando em prática todos esses benefícios, o Colégio Chácara Santo Antônio, uma das unidades do Grupo Salta, promoverá o Chácara Camp, um evento voltado para crianças de 7 a 12 anos. A programação acontecerá entre os dias 3 e 14 de julho, das 8h às 18h. O diferencial do encontro é que ele não é exclusivo para alunos matriculados na escola, permitindo que os estudantes indiquem e convidem outras crianças para participar.

As atividades da colônia de férias foram cuidadosamente planejadas pela coordenação pedagógica da escola, em colaboração com uma equipe de professores auxiliares do EFAI (Ensino Fundamental Anos Iniciais). A programação inclui oficina de argila, acampamento com piquenique, roda de música e culinária divertida.

Além disso, estão previstas atividades como a história contada pelos palhaços Folha e Tim, jogos de estafetas, oficina de pipas, brinquedos infláveis, circo na escola e cinema com pipoca no Shopping Boa Vista. Todas as brincadeiras acontecerão na própria escola, um ambiente familiar para as crianças, e a equipe organizadora está tomando todas as medidas de segurança necessárias para garantir uma experiência segura e divertida para os participantes.

"No Chácara Camp, as crianças têm a oportunidade de explorar suas habilidades e fazer descobertas diárias de forma lúdica e prazerosa", conclui Vanusa.(com informações assessoria)