Apesar de ser considerada uma das festas mais populares do país, nem todos os brasileiros aproveitam a folia da data. Enquanto alguns buscam o agito de festas e blocos de rua, outros simplesmente desejam curtir o descanso em algum programa alternativo longe das aglomerações. De acordo com o levantamento do Instituto CENSUS, em 2020, seis em cada dez entrevistados não gostam dos festejos. Entre os que fogem do ritmo dos tamborins, 60% preferem relaxar em destinos mais tranquilos.

“Não é de hoje que muitas pessoas trocam a folia do Carnaval por banhos de cachoeira, trilhas em áreas verdes e mergulho no mar. A natureza faz parte da nossa essência, o contato com o meio ambiente resulta em saúde e bem-estar. É comprovado que esse tipo de experiência reduz os níveis de estresse e da depressão, melhora a imunidade, a qualidade do sono e ainda estimula a criatividade”, afirma a gerente sênior de Conservação da Natureza da Fundação Grupo Boticário, Leide Takahashi, que também é membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN).

Veja algumas opções de programas para quem prefere lugares mais tranquilos para passar o Carnaval no Paraná, rodeado de paz e natureza:

1- Faxinal

Faxinal
Faxinal | Foto: Divulgação

A cerca de 98 km de Londrina, Faxinal é o destino ideal para os aventureiros no norte do Paraná. Não é à toa que a cidade é conhecida por ser a capital da aventura: a região abriga 108 cachoeiras incríveis e encanta com muitas belezas naturais. Se você busca por sossego, certamente precisa incluir em seu roteiro.

2- Tibagi

Rio Tibagi
Rio Tibagi | Foto: Divulgação

Para os amantes do ecoturismo, Tibagi é a escolha certa. Além das inúmeras belezas naturais, a cidade histórica conta com paisagens de tirar o fôlego, incluindo cânions, rios, trilhas e cachoeiras. Ótimo para aproveitar programações como rafting e rapel. Não deixe de conhecer as quedas d'água do Parque Estadual do Guartelá e as piscinas naturais do Salto Santa Rosa.

3- Sapopema

Sapopema - Norte Pioneiro
Sapopema - Norte Pioneiro | Foto: LIS SAYURI

O município, localizado a 125 km de Londrina, se destaca pela diversidade natural e é um dos locais mais fascinantes do estado. A beleza das cachoeiras, montanhas, grutas e cavernas surpreendem a todos.A cidade oferece aos turistas uma grande opção de programas, como rapel, trekking, ciclo turismo e muito mais. Entre os passeios obrigatórios, estão uma trilha ecológica até o Pico Agudo, que possui 1.100 metros de altura, e um mergulho na cachoeira Salto das Orquídeas.

4- Foz do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu | Foto: Alan Santos - 07/04/2021

O Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as famosas Cataratas, não pode faltar no roteiro. O conjunto de 275 quedas d’água de mais de 80 m de altura, considerado uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, atrai turistas durante todo o ano - e no Carnaval não poderia ser diferente. Lá, é possível desfrutar de trilhas, rapel e passeios de barcos. Além disso, o Parque das Aves chama a atenção pelo espaço com mais de 1.300 aves de 130 espécies diferentes, para quem deseja se aventurar no birdwatching.

5- Sengés

Sengés
Sengés | Foto: Prefeitura de Sengés

Pouco conhecida, mas cheia de pontos turísticos, Sengés é um refúgio para quem busca por calmaria. A cidade está localizada a 269 km de Londrina e possui diversas cachoeiras, piscinas naturais, rios, cânions e belíssimas paisagens. Anote na agenda os passeios indispensáveis: a Cachoeira Véu de Noiva e o Canyon de Jaguaricatú.

6 -Guaraqueçaba

A cidade, no litoral, conta com a Reserva Natural Salto Morato, localizada em uma área de Mata Atlântica reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. A região conquista o turista por suas trilhas, cachoeiras e área de camping. O local também possui trilhas abertas à visitação e experiências com agendamento prévio, como as trilhas aquática, das Brincadeiras, do Salto Morato, da Figueira e da Natureza Secreta. (Com assessoria)