Blocos se espalham pelas ruas de Paranaguá, que tem como destaque o pré-Carnaval Banho de Mar à Fantasia, que chega à sua 69ª edição neste ano
Blocos se espalham pelas ruas de Paranaguá, que tem como destaque o pré-Carnaval Banho de Mar à Fantasia, que chega à sua 69ª edição neste ano | Foto: Prefeitura de Paranaguá/Divulgação



O Paraná não fica atrás quando se trata de Carnaval. Por todo o Estado há festas bastante tradicionais, que vão dos blocos de rua aos desfiles das escolas. Entre os mais antigos estão os de Paranaguá, Antonina e Morretes, além de Tibagi.

Em Paranaguá, no litoral, os primeiros registros remontam a 1890, com as populares brincadeiras de rua e as agremiações Bilontras e Belzebus, que traziam carros alegóricos preparados sob o maior sigilo.

De acordo com Maria Helena Nízio, diretora de Cultura do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá), havia também o Carnaval de salão realizado no Teatro de Variedades, onde se destacava o bloco Cavalheiros da Noite. "Os bailes terminavam à meia noite da terça-feira, pois em seguida já começaria a Quaresma, período em que não se podia cantar, assobiar, ouvir música ou dançar, pois diziam nossos avós que criaríamos rabo se fizéssemos isso", diz ela.

Posteriormente a folia se espalhou para vários clubes, como Literário, Republicano, Operário, Democrático e Paranaguá. Nízio conta que "era o reino da fantasia, das máscaras, lança-perfume, confetes, serpentinas, Pierrôs e Colombinas. Nas ruas imperavam blocos como Flor da Mocidade, Carijós, Blocos do Boi, do Rocio, da Estiva e outros. Vale lembrar também dos blocos de sujos Desmelhelhengues da Costeira, Vai Quem Quer, Patoka e Cuca Fresca."

Parte dessa tradição se mantém até hoje, como o pré-Carnaval Banho de Mar à Fantasia, que chega à sua 69ª edição e será realizado neste domingo (4), a partir das 9 horas. O Banho foi criado pelo carnavalesco Antônio Dias Moura, fundador da escola de samba Junqueira, que encerrou uma das festas pré-carnaval com o mergulho no mar, ainda com a fantasia. A partir de então, a brincadeira foi batizada e se repete todo ano.

Neste ano o percurso terá 1,5 km aproximadamente, saindo da praça do Guincho até a rua da Praia, e contará com três pontos de apoio. "Este resgate histórico e cultural de um evento que já acontece há quase 70 anos é de extrema importância para a cidade de Paranaguá. Através deste evento, também considerado como atividade turística, relacionado à vivência de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural, estamos valorizando e promovendo a conservação dos bens materiais e imateriais da cultura parnanguara", disse o secretário de Cultura e Turismo, Harrison Moreira de Camargo." A estimativa é que entre 10 mil a 20 mil pessoas participem da brincadeira.

mockup