#CarburadorDePrata

Bacurau é eleito Melhor Filme Ruim pelo Choque de Cultura

‘Bacurau’ estreou esse ano e foi aclamado pelo público e pela crítica. O longa foi premiado no Festival de Cannes na categoria “Prêmio do júri” e ganhou como “Melhor filme” no Festival de Lima. Mas o filme dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles garantiu mais um título nesse domingo (15): o de Melhor Filme Ruim na premiação Carburador de Prata do coletivo humorístico Choque de Cultura. A honraria ficou entre os assuntos mais comentados na internet.

Imagem ilustrativa da imagem #CarburadorDePrata - Bacurau é eleito Melhor Filme Ruim pelo Choque de Cultura

“Só queria dizer que estou muito agradecido e que filme ruim também é gente”, Dornelles agradece em um vídeo publicado no Twitter. Kleber Mendonça Filho também se manifestou sobre o Carburador de Prata: “Eu mesmo queria poder fazer meus filmes ruins, meus filmes brasileiros ruins, meus filmes pernambucanos ruins.”

O Choque de Cultura é um programa produzido pela TV Quase e exibido via Youtube. Caito Mainier, Daniel Furlan, Raul Chequer e Leandro Ramos interpretam quatro motoristas de vans que debatem sobre filmes e séries. Esse ano, a 3ª edição do Carburador de Prata ficou entre os cinco assuntos mais falados no Twitter ao longo da segunda-feira (16).

#Energúmeno

Presidente Jair Bolsonaro chama Paulo Freire de “energúmeno”

O nome do filósofo Paulo Freire esteve entre os assuntos mais comentados do Twitter no início dessa semana após o presidente Jair Bolsonaro chamar o educador pernambucano de “energúmeno” ao defender a não renovação do contrato da TV Escola. “Tem muito formado aqui em cima dessa filosofia do Paulo Freire, esse energúmeno, ídolo da esquerda”, declarou Bolsonaro na saída do Palácio da Alvorada na segunda-feira (16).

Nas redes sociais, internautas criticaram as declarações do presidente e relembraram que Paulo Freire, além de ser patrono da educação brasileira desde 2012, é um dos pensadores mais citados do mundo em pesquisas acadêmicas e recebeu da UNESCO o prêmio de Educação para a Paz, em 1986.

Imagem ilustrativa da imagem #CarburadorDePrata - Bacurau é eleito Melhor Filme Ruim pelo Choque de Cultura

#EssaContaNãoÉMinha

Nova greve dos caminhoneiros não tem adesão da categoria

A informação de que uma nova greve dos caminhoneiros seria deflagrada a partir de segunda-feira (16) colocou o tema nos assuntos mais comentados no Twitter no início dessa semana. A paralisação estava sendo convocada via grupos do Whatsapp e tinha liderança de Marconi França, líder dos caminhoneiros autônomos.

De acordo com França, a mobilização não atingiu a proporção esperada em termos de adesão dos caminhoneiros. “Nunca foi fácil organizar uma greve. Tem que criar um clima que vá evoluindo”, acrescentou.

No ano passado, uma greve dos caminhoneiros parou o país por quase 10 dias, gerando grandes filas em postos de combustíveis. Na ocasião, um dos temas reivindicados pela categoria era a correção nos preços do diesel.

Imagem ilustrativa da imagem #CarburadorDePrata - Bacurau é eleito Melhor Filme Ruim pelo Choque de Cultura

#Polêmica

Youtuber Karol Eller é vítima de agressão no Rio de Janeiro

Na manhã da terça-feira (17), o nome da youtuber Karol Eller figurou nos trending topics do Twitter após ser agredida, no último domingo (15), enquanto estava com a namorada em um quiosque na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Amigos próximos à influencer compartilharam vídeos em apoio e alegam que o ataque teve motivação homofóbica. No Instagram, Karol Eller agradeceu os votos para sua recuperação e disse que no momento não está em condições de falar sobre o assunto.

Nas redes sociais, os deputados federais Eduardo Bolsonaro e Carla Zambelli (ambos do PSL – SP), manifestaram-se em solidariedade à youtuber. Eller ficou conhecida por ser apoiadora e amiga da família Bolsonaro e por fazer declarações polêmicas a respeito do movimento LGBT.

#NaFaixa

Kanye West faz show gratuito em São Paulo

Os fãs paulistas do cantor norte americano Kanye West estão em festa! O rapper vai apresentar sua opera show “Nebuchadnezzar” (“Nabucodonosor”) no aniversário de São Paulo no dia 25 de janeiro de 2020. O show será gratuito e está previsto para acontecer em um palco montado na Avenida Paulista. Segundo a primeira-dama de São Paulo, Bia Doria, o show será um presente de Kanye e do empresário francês Alex Allard à cidade. O anúncio publicado pela colunista Sonia Racy do Estadão logo ganhou os trending topics do Twitter. A última apresentação de Kanye West no Brasil foi em 2011, no Festival SWU.

Jair Segundo - estagiário*

*Supervisão da editora Patrícia Maria Alves