Cada estilo no seu quadrado
Urbano, romântico, natureza, cada ensaio deve ter o cenário certo para seguir o conceito
PUBLICAÇÃO
sábado, 13 de abril de 2019
Urbano, romântico, natureza, cada ensaio deve ter o cenário certo para seguir o conceito
Laís Taine - Grupo Folha 

Cada ensaio tem algo a dizer e por isso é preciso integrar o cenário à mensagem. Eduardo Rodrigues está começando na carreira de fotógrafo, mas já entende que os locais escolhidos precisam estar de acordo com a personalidade da pessoa. Para ele, sabendo escolher, é possível fazer vários estilos em um mesmo espaço da cidade.
“A UEL (Universidade Estadual de Londrina) é um bom lugar, pois se adapta a qualquer estilo. Você consegue fazer fotos street (de rua) nas escadarias, como consegue fazer mais formais, como gestantes e pré-weeding. É o lugar que eu mais gosto, tem tanto árvores grandes como os muros de tijolinhos dos centros”, explica. A mistura natureza com o concreto, além de vários ícones que possibilitam contar histórias diferentes, é que fazem da universidade um campo diverso que pode atender aos mais variados gostos.
O profissional não descarta os pontos mais conhecidos, como Lago Igapó, Jardim Botânico e Parque Arthur Thomas, pois esses locais o ajudaram a criar um bom portfólio. No entanto, mesmo nesses locais mais comuns, busca pontos menos saturados. “O Lago Igapó tem um lugar legal que é ali no 4º Batalhão da Polícia Militar, onde funcionava a Casa do Papai Noel”, indica.
Para quem quer fazer ensaios urbanos, o Quarteirão das Artes (atrás do Boulevard Shopping) é a indicação. As cores e os desenhos nos muros trazem a característica certa. Dentro desse contexto, ele afirma que há espaços que às vezes as pessoas não percebem. “Construções abandonadas, em ruínas, temos alguns locais assim na região”, aponta. Aeroporto e grandes estacionamentos também casam com esse estilo.
DICAS
Para trazer algo novo, além da técnica, enquadramento, o fotógrafo indica utilizar itens que podem agregar algo, trazendo uma nova cara à imagem. “São objetos que podem ajudar, por exemplo, uma cora de flores na cabeça”, afirma. Para ele, alguns locais privados também rendem boas imagens, mas salienta que é crucial pedir autorização antes de começar a fotografar o espaço.


