#Socorro às baleias

Cerca de 400 baleias-piloto morreram em águas australianas essa semana. Um grupo de 460 animais ficou encalhado na baía de Macquarie Harbour, na Tasmânia. Apesar de uma equipe de 60 pessoas terem trabalhado para resgatar as baleias de um banco de areia, a grande maioria não sobreviveu. Ainda não se sabe porque os animais estavam nesse local onde ficaram presas, mas é um fenômeno que acontece com certa frequência, porém, este caso é o pior do tipo já registrado na região.

#Adeus a Gerson King Combo

Morreu nessa terça-feira, 22, o músico brasileiro Gerson King Combo, aos 76 anos, por infecção generalizada e complicações da diabetes. King é considerado pioneiro do Soul e Funk no país e até mesmo é referenciado como "James Brown Brasileiro". Ele é autor de diversas faixas da Jovem Guarda e também símbolo cultural no Movimento Negro. Fãs e amigos prestaram homenagens nas redes sociais.

Imagem ilustrativa da imagem #Bomba na Torre Eiffel e o racismo no algoritmo do Twitter
| Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress

#Torre Eiffel

Símbolo da capital francesa, Paris, a Torre Eiffel foi interditada por duas horas na quarta-feira, 23, após a suspeita de bomba. A polícia parisiense recebeu um telefonema que denunciava a suposta ameaça. As forças de segurança evacuaram o local e as ruas próximas, que só foram reabertas após investigação. Nenhum vestígio de bomba foi encontrado.

Imagem ilustrativa da imagem #Bomba na Torre Eiffel e o racismo no algoritmo do Twitter
| Foto: AFP / STEPHANE DE SAKUTIN

#Banco Itaú

Os internautas denunciaram através de uma campanha a onda de demissões no banco Itaú. Cerca de 130 funcionários foram desligados da empresa durante a pandemia, mesmo após os lucros do banco chegarem ao número recorde de R$ 28 bilhões em 2019 e aos R$ 8 bilhões no primeiro semestre deste ano. A hashtag #ItauNaoDemitaMeusPais contou com milhares de publicações em repúdio aos cortes em plena pandemia e com cobranças para que o compromisso de suspensão de demissões sem justa causa, estabelecido em março, fosse cumprido.

Imagem ilustrativa da imagem #Bomba na Torre Eiffel e o racismo no algoritmo do Twitter
| Foto: iStock

#Algoritmo e Racismo

Usuários do Twitter fizeram testes ao longo da semana por conta de denúncias de racismo no algoritmo de exibição de fotos. O teste consiste em imagens verticais, com fotos de pessoas negras e pessoas brancas em cada extremidade (cima e baixo), que, quando postadas e compactadas na linha do tempo, geram a exibição de um dos rostos. Os usuários levantaram a questão por conta da maioria dos casos de seleção, pelo algoritmo de detecção facial, os rostos de pessoas brancas serem selecionados em detrimento das pessoas negras. A equipe do Twitter pediu desculpas pelo caso e disse que fará análises para solucionar o problema nas prévias de imagens.

Imagem ilustrativa da imagem #Bomba na Torre Eiffel e o racismo no algoritmo do Twitter
| Foto: iStock

#Venom vs. Godzilla

Duas personagens ficcionais ganharam visibilidade nas redes ao longo da semana: Venom, da Marvel Comics, inimigo do Homem-Aranha; e Godzilla, o “rei dos monstros”, criado nos cinemas por Tomoyuki Tanaka, Ishirō Honda e Eiji Tsuburaya. Os internautas levantaram a possibilidade de ambos existirem por conta de dois vídeos, um de uma iguana-marinha e outro de uma substância preta encontrada sobre uma rocha. Como algumas publicações lembraram, seriam Venom e Godzilla os mais novos integrantes de coisas estranhas de 2020?

#CPMF

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender a criação de um novo imposto “alternativo” e a necessidade de retomar o foco no crescimento da economia. A proposta do novo imposto segue os moldes da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) para modificar a situação do mercado de trabalho em termos de custo de contratação. A proposta, além da decisão política e que deve seguir para o Congresso, também passou por discussões nas redes sociais e foi um dos tópicos mais comentados da semana.

Imagem ilustrativa da imagem #Bomba na Torre Eiffel e o racismo no algoritmo do Twitter
| Foto: Alan Santos/PR

Supervisão: Patricia Maria Alves