| |

Folha Mais 5m de leitura

As pesquisas mais populares no Brasil em 2019

ATUALIZAÇÃO
28 de dezembro de 2019

Equipe Folha m@is
AUTOR

Pesquisas do Ano 

“Por que o WhatsApp parou de funcionar hoje? Foi a questão mais buscada no Google em 2019, demonstrando a dependência do brasileiro ao aplicativo de mensagens instantâneas que teve problemas de funcionamento ao menos por três vezes no ano. Na categoria "O que é" a dúvida foi o que é libido? Motivados pelo caso do jogador Neymar e a acusação de estupro que sofreu no mês de junho, para se defender o jogador publicou em seu perfil mensagens trocadas com a denunciante e suas frases, que incluíam "oi razão da minha libido", virou meme nas redes sociais. "O que é Golden Shower?" também entrou no ranking das maiores dúvidas dos brasileiros no ano, após o compartilhamento do presidente Jair Bolsonaro de um vídeo na época de carnaval em sua conta no Twitter.  

 

Diferente do ano de 2018, no qual as maiores dúvidas eram relacionadas ao debate político tais como "O que é fascismo? Por que votar no Bolsonaro, por que NÃO votar no Bolsonaro, este ano as perguntas conjugadas foram: porque Lula foi solto e porque Lula foi preso.  

E em um âmbito mais pessoal, perguntas como "vagas de emprego" foi o quinto em buscas, num ano que a taxa de desemprego atingiu 12,6 milhões de brasileiros. "Brumadinho" sobre o rompimento da barragem na cidade mineira no dia 25 de janeiro que resultou no maior desastre com rejeitos de mineração do Brasil e "Chicha Morada” a receita mais pesquisada. E para não perder a tradição "por que não se pode comer carne na Sexta-feira Santa" continua como uma grande dúvida. 

 

#ZédeAbreu 

O ator José de Abreu (73) quebrou a internet nesta semana após pedir a namorada Carolynne Junger de 22 anos em casamento no dia de Natal nas Maldivas.  Os internautas em polvorosa discutiram avidamente a diferença de idade de 51 anos entre os noivos e a polêmica tomou os trends do Twitter na tarde do dia 26 de dezembro. Compartilhamentos lembravam a diferença de 43 anos entre Marcela e Temer; Carlos Aberto de Nóbrega e a nutróloga Renata Domingues, 44 anos e outros casos famosos e questionavam por que só o Zé de Abreu incomoda. Enquanto outros relacionavam sua viagem para o paraíso asiático à vaquinha virtual para pagar indenização em uma ação de danos morais movida pelo hospital Albert Einstein em São Paulo, no valor de 20 mil reais. O ator chegou a arrecadar quase 30 mil reais e nas redes sociais explicou que o valor arrecadado foi doado para o Retiro dos Artistas. 

#Especial de Natal 

Sede do ‘Porta dos Fundos’ sofre ataque  

A sede da produtora do grupo humorístico Porta dos Fundos, localizada na zona Sul do Rio de Janeiro, foi atacada com coquetéis molotov na madrugada da última terça-feira (24). A ação causou um princípio de incêndio, que foi controlado por um segurança do local. Não houve feridos.  

Na tarde da quarta-feira (25), um vídeo no qual três homens encapuzados assumem a autoria do ataque começou a circular nas redes. Os homens se denominam como parte do “Comando de Insurgência Popular Nacionalista da Família Integralista Brasileira” e exibem imagens do bombardeio. A Polícia Civil do Rio de Janeiro ainda está investigando a autoria do ataque.  

O Porta dos Fundos vem sendo criticado nas redes sociais por internautas e por grupos religiosos após o lançamento do "Especial de Natal Porta dos Fundos: A primeira tentação de cristo”, no qual Jesus Cristo é retratado como homossexual.  

#Deixa para 2020 

 

De olho nas resoluções de ano novo que não foram cumpridas em 2019, o perfil do Twitter Brasil lançou uma enquete "O que na sua lista do ano vai ficar para 2020?” e  já tem ganhado respostas divertidas dos projetos que falharam. Vamos entrar na brincadeira e perguntar: e você? o que #DeixaPara2020 

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS