Pesquisas do Ano

“Por que o WhatsApp parou de funcionar hoje? Foi a questão mais buscada no Google em 2019, demonstrando a dependência do brasileiro ao aplicativo de mensagens instantâneas que teve problemas de funcionamento ao menos por três vezes no ano. Na categoria "O que é" a dúvida foi o que é libido? Motivados pelo caso do jogador Neymar e a acusação de estupro que sofreu no mês de junho, para se defender o jogador publicou em seu perfil mensagens trocadas com a denunciante e suas frases, que incluíam "oi razão da minha libido", virou meme nas redes sociais. "O que é Golden Shower?" também entrou no ranking das maiores dúvidas dos brasileiros no ano, após o compartilhamento do presidente Jair Bolsonaro de um vídeo na época de carnaval em sua conta no Twitter.

Imagem ilustrativa da imagem As pesquisas mais populares no Brasil em 2019
| Foto: Reprodução/Google

Diferente do ano de 2018, no qual as maiores dúvidas eram relacionadas ao debate político tais como "O que é fascismo? Por que votar no Bolsonaro, por que NÃO votar no Bolsonaro, este ano as perguntas conjugadas foram: porque Lula foi solto e porque Lula foi preso.

E em um âmbito mais pessoal, perguntas como "vagas de emprego" foi o quinto em buscas, num ano que a taxa de desemprego atingiu 12,6 milhões de brasileiros. "Brumadinho" sobre o rompimento da barragem na cidade mineira no dia 25 de janeiro que resultou no maior desastre com rejeitos de mineração do Brasil e "Chicha Morada” a receita mais pesquisada. E para não perder a tradição "por que não se pode comer carne na Sexta-feira Santa" continua como uma grande dúvida.

Imagem ilustrativa da imagem As pesquisas mais populares no Brasil em 2019
| Foto: Greg Salibian/Folhapress

#ZédeAbreu

O ator José de Abreu (73) quebrou a internet nesta semana após pedir a namorada Carolynne Junger de 22 anos em casamento no dia de Natal nas Maldivas. Os internautas em polvorosa discutiram avidamente a diferença de idade de 51 anos entre os noivos e a polêmica tomou os trends do Twitter na tarde do dia 26 de dezembro. Compartilhamentos lembravam a diferença de 43 anos entre Marcela e Temer; Carlos Aberto de Nóbrega e a nutróloga Renata Domingues, 44 anos e outros casos famosos e questionavam por que só o Zé de Abreu incomoda. Enquanto outros relacionavam sua viagem para o paraíso asiático à vaquinha virtual para pagar indenização em uma ação de danos morais movida pelo hospital Albert Einstein em São Paulo, no valor de 20 mil reais. O ator chegou a arrecadar quase 30 mil reais e nas redes sociais explicou que o valor arrecadado foi doado para o Retiro dos Artistas.

#Especial de Natal

Sede do ‘Porta dos Fundos’ sofre ataque

A sede da produtora do grupo humorístico Porta dos Fundos, localizada na zona Sul do Rio de Janeiro, foi atacada com coquetéis molotov na madrugada da última terça-feira (24). A ação causou um princípio de incêndio, que foi controlado por um segurança do local. Não houve feridos.

Na tarde da quarta-feira (25), um vídeo no qual três homens encapuzados assumem a autoria do ataque começou a circular nas redes. Os homens se denominam como parte do “Comando de Insurgência Popular Nacionalista da Família Integralista Brasileira” e exibem imagens do bombardeio. A Polícia Civil do Rio de Janeiro ainda está investigando a autoria do ataque.

O Porta dos Fundos vem sendo criticado nas redes sociais por internautas e por grupos religiosos após o lançamento do "Especial de Natal Porta dos Fundos: A primeira tentação de cristo”, no qual Jesus Cristo é retratado como homossexual.

#Deixa para 2020

Imagem ilustrativa da imagem As pesquisas mais populares no Brasil em 2019
| Foto: iStock

De olho nas resoluções de ano novo que não foram cumpridas em 2019, o perfil do Twitter Brasil lançou uma enquete "O que na sua lista do ano vai ficar para 2020?” e já tem ganhado respostas divertidas dos projetos que falharam. Vamos entrar na brincadeira e perguntar: e você? o que #DeixaPara2020