Fim de ano, rotina diferente, balanços na cabeça, reflexões sobre ciclos que começam ou se encerram, planos de renovação.

Muita gente coloca na sua lista de pretensões para 2022, aquela meta de se tornar um cidadão mais ciente da realidade da vida pública ou de ser um indivíduo mais bem servido de informações relevantes, que vão sustentar suas decisões na vida prática.

Imagem ilustrativa da imagem Ano novo, site novo, a partir de segunda, experiência nova na FOLHA
| Foto: Folha Arte

Por entender a relevância do jornalismo profissional, outros tantos renovam ano a ano sua convicção de que acessar sites informativos feitos por jornalistas profissionais é a maneira mais saudável de se proteger dos potenciais estragos de uma fake news.

A Folha de Londrina acredita nesta ideia e aposta numa reformulação completa do seu site para oferecer aos londrinenses um produto de qualidade. Trata-se de uma notícia animadora para quem gosta de acessar notícias regionais no computador ou no celular.

Imagem ilustrativa da imagem Ano novo, site novo, a partir de segunda, experiência nova na FOLHA

Em 2022, a marca que soma 73 anos de tradição passa a oferecer uma navegação mais intuitiva, com visual mais bonito e um conjunto de funcionalidades projetado para tornar a leitura uma “obrigação” mais prazerosa.

As mudanças seguem uma diretriz clara. “O principal objetivo é melhorar a experiência do leitor no site como um todo”, explica o superintendente da FOLHA, José Nicolás Mejia. “ A ideia é ampliar a acessibilidade para a comunidade e, assim, se aproximar mais da população de modo geral”, complementa.

Imagem ilustrativa da imagem Ano novo, site novo, a partir de segunda, experiência nova na FOLHA

Equipe engajada

A editora Patrícia Maria Alves, gerente de Produtos Digitais, explica que entre as principais novidades, algumas são de percepção praticamente instantânea, como o visual mais bonito e amigável, a visibilidade dos assuntos mais importantes com o novo formato da "reportagem destaque", o novo layout para smartphones e o indicador de tempo de leitura.

Imagem ilustrativa da imagem Ano novo, site novo, a partir de segunda, experiência nova na FOLHA

A transformação do site, explica a editora Fernanda Jashchenko Circhia, foi discutida por um comitê formado para modernizar a versão on-line do jornal. “Buscamos ouvir todos os setores. Eles ofereceram um olhar diferente e ajudaram a propor ajustes. Nesta primeira etapa, a participação de todos foi essencial. As ideias foram acolhidas, discutidas em grupo e formatadas em consenso”, explica a jornalista. “A tipografia, a paleta de cores, a disposição dos conteúdos, as novas funções, tudo foi pensado para os leitores se conectarem com naturalidade e fluência, sem comprometer seus hábitos e preferências”.

Plataformas complementares

A chefe de Redação, Adriana de Cunto, frisa que as mudanças impactam também na apuração da equipe de jornalistas. “Acredito que essa mudança tem muito a ver com uma nova forma das pessoas consumirem nossos conteúdos, de forma muito mais moderna, inovadora, usando novas ferramentas, que na versão anterior, ficavam limitadas”, comenta. “A apuração da notícia e a maneira como a veiculamos vem sofrendo mudanças ao longo das últimas décadas por conta das inovações tecnológicas, mas a preocupação com a qualidade da informação, a confirmação dos fatos por diferentes fontes, o trabalho investigativo e ético continua com a mesma intensidade que construiu o nome da Folha de Londrina como um dos melhores jornais do interior do País”.

Imagem ilustrativa da imagem Ano novo, site novo, a partir de segunda, experiência nova na FOLHA
| Foto: Folha Arte

Para Adriana, “a mudança será uma oportunidade para o leitor perceber que ele ganha muito com a integração não só do jornal impresso com o online, mas também com todos os nossos canais digitais”. Ela lembra que as plataformas são complementares. "As notícias chegam rapidamente ao site ou outros canais digitais, com cobertura em tempo real dos fatos. E no dia seguinte, essa mesma notícia estará no jornal impresso, mas com um molho a mais, com contextualização, com opiniões de colunistas e dos próprios leitores”.

Folha Digital

O gerente de Tecnologia e Inovação, Ayrton Nogueira, destaca o aprimoramento da Folha Digital, uma réplica em PDF que está disponível para assinantes, tanto da edição digital quanto da edição impressa. É possível “manuseá-la” no computador ou através de um aplicativo disponível para IOS e Android.

Imagem ilustrativa da imagem Ano novo, site novo, a partir de segunda, experiência nova na FOLHA

Na versão digital, o leitor pode ampliar as páginas, arquivá-las, compartilhá-las, imprimi-las e até ouvir a narração dos conteúdos. O aplicativo permite ainda a tradução dos textos em 120 idiomas. “Também é possível acessar qualquer edição dos últimos oito anos”, informa. As edições são atualizadas diariamente às 4 horas. “Outro recurso que facilita a consulta das informações é a criação de pastas personalizadas, cujos temas podem ser escolhidos pelo próprio assinante. Por exemplo: quero acompanhar o noticiário sobre o Lago Igapó. Crio a pasta e o aplicativo inclui todas as informações publicadas sobre este tema e, por e-mail, sou avisado sobre as novidades relacionadas a ele”, explica.

Folha Mais fica mais dinâmico e terá atualização diária

Evolução da Folha da Sexta, suplemento que fez sucesso na cidade por décadas, a Folha Mais conquistou os leitores nas edições de fim de semana dos últimos anos com noticiário sobre comportamento, agora mais focado em temas relacionados à era digital e às redes sociais no impresso e no universo on-line.

Imagem ilustrativa da imagem Ano novo, site novo, a partir de segunda, experiência nova na FOLHA

No novo site, o caderno passa a ser exclusivo para os leitores on-line, com atualizações diárias e conteúdo multimídia. Além das tradicionais reportagens que discutem temas típicos do nosso tempo, o site vai incorporar notícias e outros conteúdos exclusivos para o on-line, uma produção jornalística que ajuda o leitor a tomar decisões rápidas no cotidiano e que contribui para uma argumentação mais sólida, para o diálogo de alto nível num mundo cada vez mais complexo e tecnológico.

Leia também:

+ Trabalho sem fronteiras: ser nômade digital é para você?

+ Contos da Cripto - Você sabe o que é um Ether?