A servidora pública Lia Correia e a dona de casa Zilá Cassins com os cães Margot, Robinho e Valentina: amizade nasceu com os pets
A servidora pública Lia Correia e a dona de casa Zilá Cassins com os cães Margot, Robinho e Valentina: amizade nasceu com os pets | Foto: Ricardo Chicarelli



Pare e pense: tirando as situações extremamente necessárias, como elevadores e salas de espera, quando é que você puxa conversa com um estranho, ou vice-versa? Poucas vezes, não é? Já se você estiver acompanhado de um pet, pode ter certeza que pelo menos um sorriso cordial você vai ganhar na rua. Em sua grande maioria os amantes dos animais adoram fazer amizade e não se envergonham de parar estranhos para conversar sobre cães, gatos e demais pets.

Muitas vezes essa amizade vai muito além de um simples bom dia e acaba se tornando algo bastante sólido, como no caso da servidora pública Lia Correia e da dona de casa Zilá Cassins. Tutoras de poodles, elas se conheceram em 2005 e hoje moram no mesmo prédio, além de compartilhar hobbies, como a corrida.

"Eu morava no prédio em frente e ela morava aqui. Nós levávamos nossos cães para passear na pracinha aqui perto e sabe como é cachorro, eles se cheiram e aí acabamos nos conhecendo. Na verdade só fomos perguntar o nome uma da outra lá pela terceira vez que nos encontramos", diz Lia.



Zilá conta que via a vizinha passando com seus cães e descia para levar os seus para passear também. Depois Lia precisou trocar de apartamento e não queria mudar de bairro, então Zilá descobriu um apartamento no mesmo prédio em que mora. Assim as vizinhas passaram a se interfonar para saírem juntas e também a frequentar a casa uma da outra. "De vez em quando estou fazendo alguma coisa e ligo para ela ir em casa, ou ela me chama para um café. E sempre levamos os bichos junto. Se ela vai em casa leva a Margot e se vou na dela levo o Robinho e a Valentina", explica.

Lia já praticava corrida e Zilá conta que acabou ficando com vontade de correr. Hoje elas treinam em grupos distintos, mas sempre correm juntas, assim como a filha de Zilá. Elas também são as responsáveis por cuidar dos cães uma da outra quando viajam e são unânimes em dizer que se não fosse pelos cães, não teriam se conhecido.

"As pessoas que têm animais são mais aptas a conversar, a fazer amizade", afirma Lia. Zilá conta que já fez várias amizades por conta dos animais. "Outro dia vi um senhor passeando com uma cachorra, ele andava com o semblante meio fechado. Eu perguntei o nome da cachorra e quando ele disse, eu a reconheci. Comecei a acariciá-la e a falar com ela, ele prontamente também ficou mais à vontade. As pessoas estão mais frias e os bichos são uma forma de quebrar o gelo", pensa ela.

Imagem ilustrativa da imagem Animais favorecem conhecer novas pessoas