Com ou sem pandemia o mundo gira. As músicas continuam sendo tocadas, vulcões continuam em erupção ou sendo atravessados, asteroides passam pertinho de nós e cientistas seguem revolucionando. Todos os dias novidades surgem e antiguidades ressurgem, porque a vida não para.

É... 2021 QUASE FICOU PIOR

Imagem ilustrativa da imagem Almanaque m@is| Dentro e fora da Terra

As coisas já andam meio estranhas, se tem uma coisa que a Terra não precisa é ser atingida por um asteroide em pleno domingo. O “gigante” de quase um quilômetro de diâmetro é chamado de 2001 FO32 e passou há um pouco mais de 2.000.000 Km da gente no último dia 21. Mais distante do que a Lua? Sim. Potencialmente perigoso? Também. Aqui da Terra, não passou de mais um pontinho no céu, a NASA já sabia que a trajetória não implicava risco de colisão. Mas, é sempre bom saber quando uma pedra gigante passa ao nosso lado, principalmente nesses últimos meses. Realmente, a gente não precisa de mais uma surpresa indesejada.

DE VOLTA À ATIVA

Imagem ilustrativa da imagem Almanaque m@is| Dentro e fora da Terra
| Foto: iStock

Uma erupção na Islândia pode ser o pontapé inicial para a temporada dos vulcões. A atividade vulcânica começou com a erupção na península de Reykjanes, perto da montanha Fagradalsfjall, a região estava adormecida há 800 anos, até alguns meses atrás, quando os tremores de terra começaram a acontecer. De acordo com geólogos, o vulcão não expeliu muita lava e nem oferece risco à população nórdica, mas essa movimentação pode instigar o início de algo muito maior. A atividade sísmica abala toda a região e pode ter como consequência uma agitação vulcânica com duração prevista para 100 anos.

PINGO AZUL NO DESERTO VERMELHO

Imagem ilustrativa da imagem Almanaque m@is| Dentro e fora da Terra
| Foto: iStock

Quando pensamos no planeta Marte, logo nos vem à cabeça a imagem de um deserto laranja-avermelhado, totalmente seco. Mas, por seu solo apresentar crateras, desfiladeiros e vales, acredita-se que há bilhões de anos atrás esse planeta estava repleto de rios e lagos. Há uma teoria de que a água que existia em Marte vazou lentamente para o espaço por conta da baixa gravidade do planeta. Porém, um novo artigo, publicado durante a 52ª Conferência de Ciência Lunar e Planetária, desafia essa suposição, propondo um cenário alternativo no qual o Planeta Vermelho, na verdade, guardou grande parte de sua água, nós é que não conseguimos enxergar... ela estaria dentro de minerais enterrados, escondida abaixo da crosta marciana! Boa sorte aos futuros moradores do Planeta Vermelho que forem extrair e limpar toda essa água.

LIKES DO MILHÃO

O recorde de post mais curtido em menos tempo no Instagram foi batido pela participante do BBB21, Juliette Freire, na noite de terça (30). A foto da sister, publicada por sua equipe, agradecendo por ela não ter sido eliminada bateu 1 milhão de likes em apenas seis minutos. Com isso, Juliette igualou a cantora Billie Eilish, que também conquistou a mesma quantidade de likes em seis minutos ao postar seu novo visual loiro, no último dia 17. Chama a atenção a rapidez do feito: enquanto Billie demorou quase 6 meses para superar o recorde anterior, que pertencia a Selena Gomez com 1 milhão de likes em 7 minutos, Juliette o fez em apenas duas semanas! Ainda resta alguma dúvida de quem é o participante favorito dessa edição?

TUBARRAIA?

Batizado com o nome científico de Aquilolamna milarcae, o fóssil do tubarão com asas de raia manta chamou a atenção dos paleontólogos quando foi descoberto no México, em 2012. Depois de quase dez anos de estudos, finalmente um artigo sobre o nosso tubarraia foi publicado na revista Science. Ele tem 1,83 m de comprimento, o corpo é longo e em forma de tubo, parecido com outros tubarões que vagam pelo oceano. O diferencial está em suas nadadeiras, que são como as de uma raia, formando largas asas subaquáticas. Por possuir essas características, os paleontólogos acreditam que ele era um animal filtrador, que só come plâncton e outros pequenos organismos aquáticos. Isso tudo é apenas um estudo inicial, o que sugere que todas essas teorias e análises podem ser confirmadas ou descartadas a qualquer momento. Mas, se o Aquilolamna realmente existiu, imagina só quantas criaturas marinhas, provavelmente mais estranhas, ainda podem ser descobertas.

OS SIMPSONS TAMBÉM É EDUCAÇÃO

Não é de hoje que a série criada por Matt Groening influencia o mundo real. As teorias da conspiração já diziam que a produção da Fox advinha o futuro, então, porque não transformar o presente também? ‘Os Simpsons’ já são marca registrada na cultura pop e todo mundo já ouviu alguma referência engraçada ou até mesmo perturbadora na série, mas agora, assumiu seu lugar nos dicionários da língua inglesa. Com a palavra Embiggens a série já pode até ser mencionada em projetos de pesquisa em física. De acordo com o Oxford English Dictionary, a palavra significa “tornar algo maior ou expandir”, e foi inventada em 1996 para o episódio “Lisa, a Iconoclasta”, quando a personagem tenta “expandir” a verdadeira história de Springfield. Chega a ser inspirador!

PRESENTE AOS DEUSES

Uma pequena estátua foi encontrada próximo ao templo de Zeus, na Grécia, o touro de bronze tem aproximadamente 2,7 mil anos e foi oferecido como presente ao deus grego. A descoberta foi feita pela arqueóloga Zacharoula Leventouris no sítio arqueológico de Olímpia, e ele seria uma mini versão de uma estátua muito maior que já não existe mais. De acordo com análises, é provável que o touro tenha sido queimado junto a outras milhares de oferendas ao deus, durante os Jogos Olímpicos. O tourinho pode ter sido um pequeno agrado para Zeus, mas com certeza, foi muito apreciado pelos pesquisadores e arqueólogos do século 21, que, com ele, estão retraçando um pouco da história grega. Seu brilho só demorou algumas centenas de anos para se reacender.

OS TIRANOSSAUROS SÃO COMO OS CHIHUAHUAS?

Imagem ilustrativa da imagem Almanaque m@is| Dentro e fora da Terra
| Foto: iStock

Sim! Alguns pesquisadores descobriram restos mortais de pequenos tiranossauros bebês, que não tinham deixado por completo as cascas de seus ovos. Eles eram surpreendentemente pequenos, medindo cerca de um metro de comprimento - aproximadamente do tamanho de um chihuahua, mas com uma cauda bem comprida. A descoberta vem de dois lugares diferentes, uma garra da pata desenterrada em 2018 na Formação Horseshoe Canyon em Alberta, no Canadá, e um maxilar inferior recuperado em 1983 na Formação Two Medicine em Montana, nos Estados Unidos. O comprimento do mini tiranossauro é praticamente um décimo de suas espécies adultas e explica muito porque os cientistas demoraram tanto tempo para encontrar o pequeno tirano: quando é que imaginariam a possibilidade de existir um predador desse tamanho?

TRAVESSIA PERIGOSA

Imagem ilustrativa da imagem Almanaque m@is| Dentro e fora da Terra
| Foto: iStock

A médica brasileira Karina Oliani bateu o recorde na travessia de lago de lava. no início deste mês em busca de novas maneiras de vivenciar a Terra, a aventureira foi para o lago de lava vulcânica Erta Ale em Afar, Etiópia, um dos pontos mais quentes do planeta. Foi o especialista em expedições Frederick Schuett que ajudou a encontrar os materiais e preparar as cordas em volta do vulcão. Com uma roupa térmica especial, Karina ficou suspensa sobre uma cratera de lava escaldante de 1187 ºC e fez uma travessia de 100,58m. Entre outros feitos ela, também, já mergulhou com sucuris, explorou o lado sul e norte do Monte Everest e resgatou animais selvagens ameaçados de extinção.

O QUE O CURRÍCULO LATTES TEM EM COMUM COM O PRÊMIO NOBEL?

Para um acadêmico ou cientista brasileiro não basta ter um currículo montado no word. Se quiser se destacar precisa ter um currículo Lattes repleto de informações e conquistas. Criado em 1999, o formulário online serve para divulgar informações sobre graduação, mestrado, doutorado, artigos científicos, se já foi orientador, quais línguas fala, entre outros requisitos acadêmicos. E qual a relação disso com o prêmio Nobel? O brasileiro Cesare Mansueto Giulio Lattes foi indicado sete vezes ao prêmio Nobel. O grande feito dele foi descobrir a partícula que mantém o núcleo atômico coeso. Em sua homenagem o currículo Lattes tem esse nome. O cientista morreu em 2005 sem um CV na plataforma Lattes e sem um Nobel, mas ele não se importava com isso. Ele é conhecido por peculiaridades, como ter escolhido a vida de professor de ensino médio para ter mais tempo de férias e ir dar aula na companhia do seu cachorro.

REVOLUCIONÁRIA ANTIVIRAL

O mundo todo está confinado devido a uma doença infecciosa causada por um vírus. O vírus possui esse caráter infeccioso porque ele se instala em uma célula viva do organismo e utiliza todos os equipamentos dessa célula para se replicar. Hoje, várias doenças virais conhecidas, como herpes, hepatite, HIV, são tratadas com antivirais, que, sem dúvidas, nenhum existiria se não fosse pela química estadunidense Gertrude Elion (1918-1999). Em 1978, em uma conferência em Atlanta, Elion e sua equipe apresentaram ao mundo o aciclovir, um medicamento que impedia a replicação do vírus do herpes e que não prejudicaria a célula nesse processo. O aciclovir foi fundamental na mudança de cenário no desenvolvimento de antivirais, foi a prova de que era possível criar drogas específicas que atacavam o vírus sem causar efeitos colaterais indesejados. E é com base nesses estudos pioneiros de Gertrude Elion que, hoje, os cientistas estão buscando um tratamento, de fato eficaz, contra a covid-19.

ROBÔS DO PASSADO

O primeiro robô criado há três séculos atrás está funcionando até hoje. The Writer foi criado pelo relojoeiro suíço Pierre Jaquet-Droz, que montou junto com seus filhos Henri-Louis e Jean-Frédéric. Eles o criaram com o intuito de entreter a nobreza européia. O autômato foi construído entre os anos de 1768 e 1774, quando ainda não se tinha ideia sobre programação e robôs e as máquinas estavam começando a ser construídas na Revolução Industrial. The Writer é um humanóide de 70 centímetros de altura e mais de seis mil peças. Ele tem uma aparência infantil e sabe escrever mensagens programadas de até 40 letras enquanto seus olhos acompanham o texto. Com quase 250 anos de idade, está em funcionamento no Museu de Arte e História de Neuchâtel, na Suíça.

QUIZ

OS MAIS PREMIADOS

Você lembra quais foram os filmes mais premiados na história do Oscar?

  1. É inspirado em naufrágio real

  2. Um mercador judeu é condenado a viver como escravo por um velho amigo

  3. Uma jornada em uma terra mágica com um anel

  4. Considerado o “Romeu e Julieta” dos tempos modernos

  5. Filme de 1958 que ganhou todos os prêmios que foi indicado ao Oscar

  6. Combatente da segunda guerra mundial se apaixona por uma enfermeira

  7. Um imperador assume o cargo com apenas 3 anos

  8. Uma adaptação de sucesso da Broadway que estreou em 1964

  9. Um filme sobre autoconhecimento e manifestações energéticas

Imagem ilustrativa da imagem Almanaque m@is| Dentro e fora da Terra

RESPOSTAS: 1- Ben Hur/ 2- Titanic/ 3- Senhor dos Anéis/ 4- Amor Sublime Amor/ 5- Gigi/ 6- Paciente inglês/ 7- Último imperador/ 8- Minha Bela Dama/ 9- Gandhi

* estagiárias sob supervisão de Patrícia maria Alves (editora)

***

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.