Imagem ilustrativa da imagem Almanaque M@is - Você sabe qual o peso da internet?
| Foto: iStock

Em fevereiro houve Carnaval?

Foliões precisaram encontrar novas formas de pular Carnaval este ano. Mas você sabia que nem sempre a festança que conhecemos foi assim? Apesar de ser uma festa muito celebrada e amada no Brasil, muitos não conhecem como começou o Carnaval com a cara brasileira que conhecemos hoje.

Produto importado

A data foi trazida ao país pelos colonizadores europeus como uma festa de origem religiosa em que se usavam máscaras, mas foi apenas no século XIX em que surgiram as marchinhas. "Ó abre alas", de Chiquinha Gonzaga, não poderia ser um título melhor para a primeira marchinha da história. No século seguinte, sob a influência da cultura africana, deu-se origem ao emblemático ritmo nacional, o samba. Foi aí também em que foi fundada a primeira escola de samba, a carioca Estácio de Sá, que na época era conhecida como Deixa Falar. O termo "escola" foi escolhido pois a sede da Deixa Falar era localizada próximo à uma escolha pública, e os fundadores acreditavam que a iniciativa poderia formar novos professores de samba.

icone de play
2 min
icone de play
2 min

Um duo-elétrico?

Já os trios-elétricos chegam às ruas nos anos 50, em Salvador, Bahia. Os músicos "Dodô" Nascimento e Osmar Macedo decidiram montar seus equipamentos na caçamba de um Ford 1929 e tocar pela cidade. A ideia fez sucesso, então resolveram repetir no ano seguinte. Porém, dessa vez, convidaram Temistócles Aragão para fazer parte do grupo, formando o primeiro trio-elétrico.

Imagem ilustrativa da imagem Almanaque M@is - Você sabe qual o peso da internet?
| Foto: iStock

O maior do mundo

Brasileiro de verdade se orgulha em dizer que o nosso Carnaval é o melhor do mundo – e errado não está! O Carnaval do Rio de Janeiro foi considerado pelo Livro Guiness dos Recordes como o maior do mundo, trazendo cerca de dois milhões de foliões por dia de folia. Agora, se o assunto é bloquinho, o mérito fica com os pernambucanos. O bloco Galo da Madrugada, de Recife, começou em 1978 com 75 participantes e atualmente reúne 2 milhões de pessoas acompanhando 30 trios elétricos.

Recife, Pernambuco - Fevereiro 2017 - Galo da Madrugada
Recife, Pernambuco - Fevereiro 2017 - Galo da Madrugada | Foto: iStock

Duas vezes ao ano?

No ano de 1892, houve uma tentativa do extinto Ministério do Interior, comandado por Cesario Alvim, de mudar a comemoração para os dias 26, 27 e 28 de junho. A justificativa apresentada foi uma condição climática mais saudável em relação à alta do verão na qual o Carnaval tradicionalmente já era celebrado. A população, no entanto, não admitiu a mudança e também não desperdiçou a prerrogativa dada pelas autoridades: o povo fez folia em fevereiro e também em junho.

Imagem ilustrativa da imagem Almanaque M@is - Você sabe qual o peso da internet?
| Foto: iStock

População em queda

O Parque Nacional Kruger, na África do Sul, registrou uma baixa de 70% no número de rinocerontes na última década. A área é conhecida por abrigar a maior população desses animais no mundo, porém, hoje conta com menos de quatro mil espécimes. A queda se deu pela seca na região e pela caça ilegal dos animais. Seus chifres são contrabandeados para a fabricação de estátua e uso medicinal. No ano passado, 66 caçadores foram condenados à prisão pelo Tribunal Regional Skukuza, apelidado de "tribunal dos rinocerontes", localizado no parque.

Imagem ilustrativa da imagem Almanaque M@is - Você sabe qual o peso da internet?
| Foto: iStock

Olhe para o céu

Observar os astros é uma das atividades mais antigas da humanidade. E esse ano os fãs de astronomia terão diversos eventos extraordinários para observar aqui da terra. Nos dias 9 e 10 de março poderá ser vista o alinhamento de Júpiter, Saturno e Mercúrio com a aproximação da Lua. Já em 12 de julho, será visível a olho nu a conjunção de Vênus e Marte. Uma enxurrada de estrelas-cadentes deve cegar entre 12 e 13 de agosto, quando a Terra passará pela chuva de meteoros Perseidas. No mesmo mês, no dia 18, ocorrerá a conjunção de marte e mercúrio. Em 8 de outubro, outra chuva de meteoros: a Draconídeas. Por fim, um eclipse lunar parcial deve iluminar a noite de 19 de novembro. Telescópios a postos?

Imagem ilustrativa da imagem Almanaque M@is - Você sabe qual o peso da internet?
| Foto: iStock

Mudança tardia mas necessária

Diversos times de futebol femininos existiram por décadas de forma clandestina no Brasil. Isso porque a prática do esporte por mulheres era considerada crime pelo decreto-lei 3.199, de 14 de abril de 1941, que proibia o exercício de qualquer modalidade que fosse "incompatível com as condições de sua natureza". O decreto não proibia as mulheres de praticar somente o futebol, mas todos os esportes que fossem considerados "não-femininos". Um estudo da historiadora Giovana Capucim e Silva destaca que mesmo com as proibições, a prática do futebol feminino remete à origem do futebol no Brasil e nunca deixou de ser praticado. Seja em várzeas ou em eventos beneficentes, as mulheres já formavam times e participavam de competições. A regulamentação só veio em 1983, com a pressão das mulheres e a relevância econômica internacional da modalidade. No entanto, as décadas de proibição surtem efeitos como falta de incentivo e pouca visibilidade até os dias atuais.

Qual o peso da internet?

Um cálculo realizado em 2006 pelo pesquisador Russell Seitz chegou à conclusão de que a internet tem o mesmo peso de um morango. Se fosse possível concentrar toda a internet do mundo, o peso total seria de 50 gramas. A medição foi baseada na quantidade de elétrons (partícula subatômica com carga elétrica negativa) movimentada ao redor do planeta com a transferência de dados. O relativo baixo resultado se dá pelo peso total de um elétron, que é próximo de zero. Conforme o avanço das redes e da transferência de dados mais complexos ao longo dos 15 anos desde a pesquisa, é possível imaginar que o valor tenha crescido. Mas a que valor será que chegou? Um morango e meio?

Imagem ilustrativa da imagem Almanaque M@is - Você sabe qual o peso da internet?
| Foto: iStock

Força na voz

Você sabia que Darth Vader, icônico vilão de "Star Wars", costumava ser menos intimidador? A produção do filme original, em 1977, contou com a interpretação de David Prowse por baixo das roupas pretas e do clássico capacete. Apesar da qualidade da atuação de Prowse, George Lucas, diretor original e criador da saga, sentiu que a voz de Vader era "normal" demais e que além de abafada pelo capacete, não trazia um ar tão misterioso e intimidador. Para resolver a questão, James Earl Jones, dono da voz marcante que conhecemos, foi escalado para interpretar a voz de Vader, enquanto Prowse seguia com a atuação corporal do vilão.

Imagem ilustrativa da imagem Almanaque M@is - Você sabe qual o peso da internet?
| Foto: iStock

Data de validade prorrogada

A Estação Espacial Internacional (ISS) teve sua montagem iniciada em 1998 e concluída em 2011 e foi criada para sediar experimentos científicos e comerciais em gravidade nula. Apesar do longo período de montagem do laboratório espacial, a estação foi programada, inicialmente, para ser retirada de órbita em 2020. No entanto, testes de engenharia chegaram à conclusão de que os módulos Zarya (o mais antigo da estação) e Unity (primeiro componente americano) poderão funcionar em bom estado até 2028. Além disso, a expansão de companhias privadas pode assumir o controle da estação gradativamente, conforme os cortes de orçamento governamental já anunciados pelo governo dos Estados Unidos da América sejam realizados até o ano de 2025. De qualquer forma, os planos iniciais de retirada de órbita não são mais centrais.

Imagem ilustrativa da imagem Almanaque M@is - Você sabe qual o peso da internet?
| Foto: iStock

As mais tocadas!

Você lembra quais foram as músicas mais tocadas no Brasil e no Mundo nos últimos cinco anos?

2020

Brasil: Sucesso do cantor paulista Gustavo Mioto.

Mundo: Tornou-se o maior hit do século após o show de The Weeknd no Super Bowl.

2019

Brasil: Hit do álbum O Embaixador, de Gusttavo Lima.

Mundo: Música do casal Shawn Mendes e Camila Cabello que superou 1 bilhão de visualizações no YouTube.

2018

Brasil: Outro sucesso na voz do sertanejo Gusttavo Lima

Mundo: Música do rapper canadense Drake que abre o álbum Scorpion.

2017

Brasil: Música de cantor de Campo Grande, Luan Santana

Mundo: Remix de Luis Fonsi, lançado em 2017, que se tornou o vídeo mais visto do YouTube (superado posteriormente por Baby Shark).

2016

Brasil: A dupla Zé Neto e Cristiano emplacou mais um sucesso com essa canção.

Mundo: Hit do álbum Views, de Drake, que se tornou a música mais reproduzida da história do Spotify em 2016

Imagem ilustrativa da imagem Almanaque M@is - Você sabe qual o peso da internet?

*Veja as respostas abaixo
*
*
*
*
*
*
*

Respostas:

Com ou sem mim

Blinding Lights

Cem Mil

Señorita

Apelido Carinhoso

God's Plan

Acordando o Prédio

Despacito

Seu Polícia

One Dance