Alerta aos pais: influenciadores mirins foram contratados para divulgar apostas para crianças
Cuidado redobrado com crianças ao celular. cassinos e jogos online miram público infantil
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 05 de julho de 2024
Cuidado redobrado com crianças ao celular. cassinos e jogos online miram público infantil
Gabriela Bessa
O Instituto Alana denunciou ao Ministério Publico de São Paulo a empresa Meta, controladora do Instagram e Facebook, por permitir propagandas direcionadas ao público infanto-juvenil de jogos de aposta.
A tática já é conhecida pelos usuários de redes sociais, porém a promoção dos jogos agora está sendo feita por crianças e adolescente, com idades entre 6 e 16 anos.
A publicidade direcionada para crianças é ilegal desde 1990 pelo código de defesa do consumidor. O código considera abusivo qualquer comunicação mercadológica dirigida à criança com o objetivo de estimular o consumo de produtos.
Apesar do crescimento de casas de aposta gerar debates na cena legislativa do Brasil, jogos de azar continuam sendo ilegais no país.
O envolvimento do publico infanto-juvenil nestes jogos é danoso, como explica psicóloga Beatriz Cordeiro: