Além do expediente
PUBLICAÇÃO
sábado, 27 de outubro de 2018
Érika Gonçalves <br> Reportagem Local 
É no trabalho que passamos a maior parte do nosso tempo. Nada mais natural, portanto, que acabemos por fazer amizades que ultrapassem o horário do expediente. Trabalhando próximas, mas não no mesmo departamento na UEL (Universidade Estadual de Londrina), as secretárias Sandra Maria Fernandes e Rosicler Gimenez se conhecem há 18 anos. Elas contam que se conheceram durante os encontros para secretárias promovidos pelas universidades e naturalmente se tornaram amigas. Diferentes no modo de vida - uma é casada e tem uma filha, a outra é solteira -, elas foram descobrindo afinidades e pontos em comum.

"Por causa do trabalho acabamos nos falando por telefone. Também nos encontramos no Restaurante Universitário ou em algum outro restaurante no horário de almoço. Nos falamos bastante, mas na universidade nossas conversas acabam girando mais em torno do trabalho mesmo", diz Fernandes. Outro encontro na universidade era durante concursos e o vestibular da UEL, quando ambas trabalhavam como fiscais, atividade que Fernandes já não faz mais.
Fora do trabalho elas se reúnem com outras amigas em comum para programas variados, que vão desde um café até sessões de cinema e comemorações de aniversário. Além disso, o gosto em comum pela atividade física foi uma feliz coincidência.
"Saiu a notícia de que iria começar um grupo de corrida popular e uma amiga me chamou para ir conhecer. Fomos em um sábado e no seguinte, a Rosi chegou lá também. Isso já tem um ano e meio e não paramos", explica Fernandes.
"A corrida nos aproximou mais. Lá não falamos de trabalho, vamos para relaxar. Saímos da UEL e vamos direto para os treinos. Isso trouxe qualidade de vida, a gente se distrai e esquece dos problemas", afirma Gimenez.
"As amizades nos fazem bem. A família Deus dá,
já as amizades você escolhe"
'MIGA, SUA LOUCA'
Bem-humoradas e divertidas, as amigas contam que cada uma tem a sua personalidade e as duas se complementam. "A Sandra é a super sincera, aquela que fala as verdades, no estilo 'miga, sua louca!' ou 'pronto, falei'!", diz rindo Gimenez.
"Se eu não falo, a minha cara fala", justifica a amiga, gargalhando.
"As amizades nos fazem bem. A família Deus dá, já as amizades você escolhe", filosofa Gimenez.
"Ninguém vive sozinho. Nossa amizade é bem gostosa, somos sinceras e nos divertimos bastante, viajamos juntas, não somente nós duas, mas também com as outras amigas. É um grupo bem gostoso", completa Fernandes.


