Thiago Guarido, instrutor de voo: "É uma profissão perigosa, nós lidamos com o risco todos os dias, mas isso te faz valorizar a vida ainda mais"
Thiago Guarido, instrutor de voo: "É uma profissão perigosa, nós lidamos com o risco todos os dias, mas isso te faz valorizar a vida ainda mais"



Quando Thiago Guarido era criança, tinha o sonho de ser aviador, mas a ideia era distante, então tomou outros rumos. "Eu me formei em Geografia, depois montei uma empresa. Um dia um funcionário me falou que estava estudando aviação, me fez perceber que não era um sonho impossível", conta.

Quando decidiu pela carreira de piloto, desistiu de tudo. "Eu apostei nisso e tive o apoio da minha família. Me formei piloto e fiz o curso de instrutor, depois me vi desempregado", recorda. Guarido pediu trabalho na escola em que estudou aviação, aceitava qualquer coisa na área. Foi convidado para ser instrutor teórico, hoje atua também como instrutor prático.

Trabalhando na área, se sente honrado com o que faz. "Uma das coisas que me fizeram optar pela carreira era a de não ficar em um escritório fechado. Eu abdiquei de muitas coisas durante o curso para investir nisso. O principal motivo era trabalhar com o que eu gosto", orgulha-se.

Pai de dois filhos, Guarido afirma que tem medo, sabe dos riscos da profissão, mas apoiaria caso os filhos decidissem seguir a mesma carreira. "É uma profissão perigosa, nós lidamos com o risco todos os dias, mas isso te faz valorizar a vida ainda mais", argumenta citando que os filhos sofrem forte influência, pois Granido tem cunhado, cunhada e sogra pilotos.

Ao mesmo tempo, sabe que a escolha não é simples, precisa gostar muito. "As pessoas acham que é uma profissão glamourosa, porque a aviação tem um status, mas é preciso batalhar muito, estudar muito e a vida de piloto comercial não é fácil, às vezes a pessoa fica dias longe de casa, é ruim para a família também. No fim, sobram os que realmente gostam", explica.

Há decisões que não se explicam. A paixão pela aviação é algo arrebatador e, mesmo que tentado, Guarido não conseguiu ficar longe. É compreensível. Como ele desejava, a janela do escritório dele colabora cada vez mais para que essa relação dure bastante tempo. "A visão é o que compensa. Tudo fica mais bonito lá de cima. Ver as cidades, as serras..." Não podia ser diferente, junto com Guarido, o pensamento também voa...(L.T.)

mockup