| |

Folha Mais 5m de leitura 🔒

Álbum 'AM' do Arctic Monkeys comemora 10 anos

Disco icônico conquistou o público na época e continua em alta até os dias de hoje

ATUALIZAÇÃO
27 de outubro de 2023

Fabio Silva
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Álbum 'AM' do Arctic Monkeys comemora 10 anos

Álbum icônico do Arctic Monkeys, “AM”, completa dez anos em 2023. Isso mesmo. Se você se sentiu velho agora espere para saber que Alex Turner, o vocalista, crush de uma geração, já está com 37 anos. 

Em 2013, enquanto o disco mudava a trajetória do Arctic Monkeys para sempre, com ele, as primeiras impressoras 3D surgiram para mudar o modo como damos vida a objetos, os primeiros smartphones com impressão digital revolucionaram a comunicação e segurança pessoal e os drones fizeram seus primeiros voos. Esses são só alguns dos fatos que comprovam que o tempo passou rápido. 

O Arctic Monkeys era famoso na época como uma banda indie daquelas que tocam em festas com meia luz e adolescentes com caras tristes e visuais descolados, assim como tocavam os sucessos indies The Killers e The Strokes - você lembra, você estava lá, nós sabemos - a última coisa que eles esperavam, no entanto, era o sucesso astronômico ao qual seu novo álbum os levaria. Setembro de 2013 e  “AM” catapulta os jovens dos palcos  dos pubs ingleses para as arenas de grandes festivais. O álbum foi uma surpresa, boa, para o público e para crítica; estreando no topo das paradas musicais e vendendo mais de 150 mil cópias na semana do lançamento, segundo o “The Guardian’’.

Mas porque está se falando de novo nesse álbum? se pergunta você que com certeza está acima dos 30 anos e não sabe que ele viralizou no Tik Tok. A sonoridade. Mesclando guitarras do hard rock setentista com batidas de rap atuais, o disco é atemporal. Possui 12 faixas e 4 singles, sendo “Do I Wanna Know?’’, “Why’d You Only Call Me When You’re High’’, “I Wanna Be Yours’’ e “R U Mine?’’ as de maior sucesso da banda. 

A inovação do álbum ainda tem a participação do vocalista do Queens of Stone Age, Josh Homme, que colabora para que o álbum se destaque pela sua sonoridade singular sob influências de ritmos musicais como R&B e Heavy Metal, e uma extensa variedade de instrumentos musicais em suas composições tais como as tradicionais guitarras, baixo, bateria, teclado e sintetizadores. Quer mais? 

OUÇA:  Playlist Arctic Monkeys

 

CONHEÇA O ARCTIC MONKEYS

O Arctic Monkeys é uma banda de rock formada em Sheffield, na Inglaterra, que teve seu início em 2002. A  banda era formada inicialmente por Alex Turner no vocal e na guitarra, Jamie Cook na guitarra, Matt Helders na bateria e Andy Nicholson no baixo. O grupo publicava suas gravações no MySpace, rede social muito usada na época.

Após destaque dentro do underground britânico, o grupo ganhou contrato com a gravadora “Domino Records’’em 2005. Seu primeiro single “I Bet You Look Good On The Dance Floor" foi lançado em outubro do mesmo ano, alcançando o topo das paradas britânicas, segundo a Billboard.

Surfando no hype do single, em janeiro de 2006, o disco  "Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not" foi o primeiro álbum da banda. A produção teve uma ótima aceitação e ficou no topo das mais tocadas do Reino Unido, além de alcançar o 24º lugar nos rankings globais segundo a revista. O segundo disco viria um ano após: o álbum "Favourite Worst Nightmare", considerado mais denso e audacioso. Alterando sua estética e sonoridade, a banda adicionou batidas mais dançantes, além de  trazer dramaticidade nas letras. O álbum também performou bem e esteve entre as mais ouvidas pelos jovens naquele momento.

‘’Humburg’’ foi o terceiro e viria apenas dois anos mais tarde. Mostrando amadurecimento, o álbum trouxe um ritmo desacelerado, priorizando os vocais e trazendo uma atmosfera sombria para a sonoridade da banda, além de marcar a primeira grande mudança da banda.

Já em 2011 os músicos resolveram ir na direção oposta do seu último lançamento."Suck It and See" apresenta uma estética pop e post-punk para os arranjos e composições.

Depois do lançamento de 'AM', a banda retornaria 5 anos depois com o ''Tranquility base hotel & casino'' álbum esse que teria dificuldades em ser aceito no seu período de lançamento. A produção conta com 11 músicas, sendo todas elas arranjadas em torno do piano, com pouquíssimas linhas de guitarras e de baixo, decisão que desagradou os fãs da banda naquele período.

O último álbum da banda viria a ser lançado no ano passado. ''The Car'' foi considerado uma produção mais madura e adulta, contando com 10 faixas o sétimo disco problematiza a vida adulta e combina Jazz e Blues nas suas composições, sendo uma extensão do disco anterior.

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS