Neste apartamento de 270 metros quadrados, na Gleba Palhano, família formada por um casal e dois filhos optou por integrar os espaços para que todos ficassem mais próximos
Neste apartamento de 270 metros quadrados, na Gleba Palhano, família formada por um casal e dois filhos optou por integrar os espaços para que todos ficassem mais próximos | Foto: Fábio Pitrez /Divulgação



Quem mora em uma casa espaçosa, com quintal, jardim e churrasqueira, pode evitar a mudança para os apartamentos. No entanto, por questão de segurança e proximidade de centros comerciais, algumas famílias estão revendo a questão. Viver em apartamento não precisa ser uma renúncia ao espaço, há plantas maiores e projetos que ampliam ainda mais o ambiente.

"Hoje em dia, as pessoas buscam apartamentos amplos quando elas deixam as casas dos bairros, por questão de segurança, mas não querem ir para os condomínios horizontais, elas querem continuar nos centros comerciais", explica a arquiteta Nathalia Montans. Com essa visão, o escritório da profissional, Nathalia Montans & Arquitetos Associados, projetou um apartamento de aproximadamente 270 metros quadrados, na região da Gleba Palhano, em Londrina.

A família formada por casal e dois filhos tinha o desejo de integrar os espaços para que todos ficassem mais próximos. "É uma tendência para poder integrar a família, levar os amigos. Hoje a vida é muito corrida, muito informatizada, todo mundo só se conecta pela internet, então quanto mais tempo as pessoas estiverem juntas dentro de casa, melhor. Eu vejo muito essa contemplação do momento entre família, amigos. Acho isso fantástico", revela.

Seguindo a tendência, foram retiradas varanda com a churrasqueira da área gourmet. "Eles não têm o hábito de fazer churrasco, não faziam questão de ter uma varanda com churrasqueira, então, preferiram ampliar a sala para que tivessem um espaço maior para receber os amigos", afirma.

Com isso, conseguiram unir uma sala de TV social, living grande, ampla sala de jantar, tudo com mobiliário de design para poder dar um toque mais limpo a uma proposta contemporânea. "É um casal moderno, descolado, então eles queriam deixar as pessoas mais à vontade", argumenta.

Essa configuração permite a interação entre os ambientes. Os cômodos entre si seguem o mesmo estilo. "Eles têm poucas cores, o destaque colorido se dá pelos mobiliários assinados. O piso é em tom cinza, quase não se tem paredes, tudo muito amplo, então não tem muita informação, que é o que o torna mais contemporâneo", explica a arquiteta. A peça de destaque vai para o painel de TV feito em mármore romano bruto, unindo o rústico e a sutileza.

O apartamento possui três suítes, lavabo, banheiro de serviço, sala de TV privativa, cozinha integrada com a área de serviço, living ampliado e integrado com a sala de jantar e uma vista para o Lago Igapó. A equipe da arquiteta pegou o trabalho ainda na planta e alterou em grande parte o projeto original. "A gente trocou tudo: piso, rodapé, mexeu no gesso, revestimentos, colocou silestone na cozinha, trocou a bancada de onde era a churrasqueira... A pedra natural rústica dá um aconchego especial, as poltronas com design brasileiro são todas em madeira natural também", revela.

Com isso, foi possível adaptar cada detalhe à necessidade da família e incluir identidade. "Não é só harmonia estética, mas a harmonia final. Personalizamos todos os espaços, quartos, banheiros, tudo tem um detalhezinho escolhido a dedo com eles", revela. O resultado é um apartamento amplo que distribui e agrega, mostrando que grandes espaços nem sempre significam distância.