Projeto de incentivo literário em Londrina propõe deixar livros espalhados em locais públicos para serem achados pela população
Projeto de incentivo literário em Londrina propõe deixar livros espalhados em locais públicos para serem achados pela população | Foto: Shutterstock



Imagine estar andando por um local qualquer e de repente encontrar um livro novinho, esperando para ser lido, sem custo algum? Pois é justamente isso que o projeto "Achados Literários", promovido pela Vila Cultural Cemitério de Automóveis e Londrix (Festival Literário de Londrina) promove.

Segundo Christine Vianna, diretora do Londrix e coordenadora do projeto, o "Achados literários" foi inspirado no movimento norte-americano BookCrossing e deve ter duas edições neste ano, em junho e agosto.

"É um projeto de incentivo à leitura. No início ele tinha outro nome, e já foram feitas cinco edições ao todo, sendo que uma delas foi realizada exclusivamente nos distritos. Escolhemos locais com grande fluxo de pessoas, como padarias, praças, pontos de ônibus e escolas, além de postos de saúde e hospitais", explica.

Para não deixar dúvidas sobre o objetivo do projeto, cada livro é acompanhado de uma filipeta, que explica sobre os projetos realizados pelas entidades e formas de contato. Lá também é explicado que a pessoa pode novamente deixar o livro para que outros o encontrem, mas essa devolução não é obrigatória.

No ano passado foram distribuídos cerca de dois mil exemplares, de diversos gêneros literários, doados pelos parceiros dos projetos. Graças às filipetas algumas pessoas chegaram a dar retorno sobre as obras. "Não temos como avaliar o resultado exato do projeto, já que não é obrigatório que as pessoas nos deem um retorno sobre o livro, mas passamos no dia seguinte e os livros não estavam mais disponíveis nos locais", afirma Vianna.

mockup