Casamento em locais paradisíacos rendem fotos incríveis
Casamento em locais paradisíacos rendem fotos incríveis | Foto: Laertes Soares/Divulgação

Retrato do ser humano e suas experiências, a fotografia é tão dinâmica quanto nós. A cada tempo surgem novas tendências, muitas vezes impulsionadas até pela tecnologia. Com mais de 20 anos de carreira e muitos prêmios, o fotógrafo Laertes Soares, de Ponta Grossa, conta que a fotografia muda constantemente e vem ficando mais moderna, não somente em termos de equipamento quanto seguindo tendências mundiais.

Especialista em fotografia de família e de casamentos, Soares diz que anos atrás o mais comum era a fotografia feita em estúdio, em preto e branco. “Demorou para as pessoas quererem fazer fotos externas. No início elas não queriam, depois virou tendência não só para casais mas para gestantes e até fotos individuais.”

Em ensaios de gestante, muitas vezes o simples é o mais bonito
Em ensaios de gestante, muitas vezes o simples é o mais bonito | Foto: Laertes Soares/Divulgação

Ele afirma que as fotos externas para os casais são melhores justamente porque o noivo tem mais dificuldade em ser fotografado em estúdio. No ambiente aberto ele se sente mais à vontade e fica mais “solto”, facilitando o ensaio. Porém, hoje esses locais já não precisam necessariamente serem os mais bonitos e sim aqueles que têm relação com quem está sendo fotografado.

“A grande realidade do nosso mercado é passar a verdade, fotografar a pessoa no ambiente dela mesmo. Não adianta viajar para um lugar lindo se todo mundo vai olhar aquela foto e falar: 'tá linda a foto mas olho e não identifico a pessoa ali'. Você tem que olhar a fotografia o resto da vida e adorar, quanto mais próximo fizer da realidade, mais legal é”, afirma, acrescentando que as pessoas costumam se surpreender com o resultado pois achavam que seria necessário viajar para ter boas fotos.

O fotógrafo diz que também já saiu de moda levar acessórios como quadros e bexigas para os ensaios. Os ensaios de gestante também seguem a tendência de quanto mais real, melhor. Soares particularmente destaca que gosta de fazer as fotos na casa dos futuros papais.

“Dependendo do local é complicado pegar estrada estando grávida e na casa é incrível porque é o lar deles. Depois que eles veem o resultado, ficam impressionados. Isso é bem legal, você abre a cabeça das pessoas, utiliza o próprio quarto do bebê. O simples às vezes é o mais bonito. Antes pensávamos muito na paisagem, só colocávamos as pessoas, hoje não, hoje buscamos conexão. O casal tem que ter conexão entre eles, tem que ter conexão com o local.”

DESTINATION WEDDING

Seguindo a tendência dos casamentos em si, as fotos da cerimônia também estão diferentes. Muitos casais têm optado pelo destination wedding, as cerimônias feitas fora da cidade dos noivos, geralmente em locais paradisíacos como Fernando de Noronha, Trancoso, Itália e México, o que certamente rende fotos inesquecíveis. Soares conta que além de fotografar no Brasil todo também já acompanhou clientes para Estados Unidos, Uruguai, Argentina, Chile, México e Itália.

“Está acontecendo muito fora, não só no Brasil quanto fora dele. Muitos resorts estão preparados para isso, têm profissionais incríveis que te orientam em tudo”, afirma. Uma das vantagens, segundo ele, é que geralmente o casamento dura muitos dias, com festas diferentes, como por exemplo uma despedida de solteiro no primeiro dia, um luau no segundo, um passeio de catamarã no terceiro e a cerimônia propriamente dita no quarto dia.

“Isso é legal porque você junta seus melhores amigos, são casamentos menores, para em média 60 pessoas. Isso é um pouco ruim porque tem pessoas que você queria muito que fossem e acabam não indo. Por isso alguns noivos optam por fazer algo menor em sua cidade. Tive uma noiva que fez um casamento na Itália e um mini wedding na cidade dela, com um almoço, para que a avó pudesse vê-la entrar de noiva na igreja, isso também é uma grande tendência”, diz o fotógrafo.